Nutrição

Alimentos termogênicos

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

O que é termogênese? É a capacidade de equilibrar a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente. Esse processo é parte do mecanismo da termorregulação, que permite a certos seres vivos gastarem energia para produzir e dispersar calor de acordo com as mudanças no meio externo ou com as necessidades internas.

A termogênese está estritamente associada ao metabolismo. A termogênese é ativada por alguns mecanismos diferentes, incluindo suplementos, nutrição, exercícios e exposição ao frio.

Existem dois tipos de termogênese

Termogênese obrigatória: é o gasto do nosso metabolismo em repouso, responsável pelos processos fisiológicos como digestão, respiração, etc.

Termogênese facultativa: acontece com nossas atividades diárias e também com alimentação e adaptação a mudanças de temperatura ambiente. Delas, a atividade física é a que queima mais energia (até 40% do total). No caso da alimentação.

Alimentos termogênicos

Termogênese alimentar é a energia que consumimos para processar e digerir os alimentos. Se consumirmos ingredientes hipercalóricos, nota se que transpiramos mais após a refeição, porque o organismo procura eliminar, sob a forma de calor, a energia que está sendo armazenada sob a forma de gordura. Mas existem alguns alimentos, chamados termogênicos, que tornam o processo da digestão mais lento, como as fibras, ou que aumentam a queima de calorias, como o gengibre.

A quantidade de calorias ingeridas é monitorada por uma região do cérebro chamada hipotálamo. Se as calorias forem excessivas, o hipotálamo emite sinais químicos para que o excesso seja queimado. Isso acontece porque o tecido adiposo produz leptina (hormônio da saciedade). Quando a produção é pequena, o hipotálamo é orientado a aumentar a sensação de fome e reduzir o gasto de calorias. Quando há muita leptina circulante no sangue, o hipotálamo produz sensação de saciedade e aumenta o gasto energético.

Conseguimos aumentar a leptina circulante (hormônio da saciedade) com alimentos de alto teor de proteínas não somente mantém a sensação de saciedade por mais tempo, mas também incrementa a termogênese corporal.

Além das proteínas, saibam quais são os principais alimentos termogênicos e aprenda a utilizá-los, mas lembre-se que antes é fundamental passar por uma avaliação nutricional.

Pimenta Vermelha: A pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes.

Chá verde (Camellia sinensis):  Esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico. Para que o efeito aconteça, o consumo deve ser em média de cinco xícaras de chá por dia durante três meses.

Canela: Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Colocada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.  

Cafeína: A cafeína estimula quebra de gordura (adipócitos) estocadas em nosso corpo para gerar combustível para queimar durante os momentos que o corpo necessita de um extra de energia para manter as atividades musculares que estão sendo exigidas. Este é o famoso efeito termogênico da cafeína, ou seja, ao transformar a gordura em fonte de energia há geração de calor e elevação da temperatura corporal (termogênese). Estudos mostram que a cafeína pode aumentar de 3 a 16% da taxa metabólica basal. 

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras erva

Chá de hibisco: Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, conseqüentemente, aumenta o metabolismo.  

Contra Indicações

Pessoas com Hipertireoidismo não devem ingeri-los, pois o seu metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda da massa muscular.

Pessoas cardiopatas, hipertensão, enxaqueca, úlcera, disfunção neurológicas e alérgicas, não devem abusar desses alimentos, pois eles podem aumentar a pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

Cuidado com as quantidades ingeridas

As doses devem ser ajustadas de acordo com cada pessoa. A suplementação desses alimentos termogênicos, deve ser sempre prescrita pelo nutricionista.