Aliar o lúdico ao aprendizado, a tecnologia em favor do raciocínio lógico e desconstruir a imagem negativa da mais temida disciplina da grade escolar, a matemática. É neste conceito que foi inaugurada nesta quinta-feira (5), a sala de matemática no SESI Escola, que beneficiará mais de 600 alunos do ensino fundamental e da educação básica para jovens e adultos. Conforme a coordenadora de educação básica do SESI Escola Santa Catarina, Silvia Depieri, a iniciativa ocorreu através de uma parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Ferjam).
“Com o resultado baixo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas municipais e estaduais do Rio de Janeiro, o governo resolveu tomar medidas para que o baixo índice se elevasse. A iniciativa do SESI passou para as escolas do município e do estado. Alunos que desistiram de estudar acabaram voltando para as salas de aula”, comenta.
Estiveram no evento de inauguração, o vice-presidente regional Sul da Fiesc, Diomício Vidal, e o presidente da Fiesc, Glauco José Corte. De acordo com Vidal, é essencial encontrar novas alternativas de ensino para o aprendizado da matemática. “As pessoas fogem tanto da disciplina, mas precisamos muito da matemática no nosso dia a dia. Que todas as crianças tenham a oportunidade de uma capacitação nesta área e, que, no futuro, elas atuem na indústria”, frisa.
As aulas agora ficarão mais dinâmicas e interativas. A iniciativa associa práticas educacionais a recursos tecnológicos, como games online, kits com materiais didáticos e bibliografia básica. No SESI Criciúma, serão beneficiados 90 estudantes das séries finais do ensino fundamental, além de mais de 500 trabalhadores que frequentam os cursos de educação básica para jovens e adultos.
De acordo com o presidente da Fiesc, a federação está cada dia mais convencida que a educação é peça chave para o futuro. “Se queremos contribuir para o país temos que investir na educação. O objetivo é que todas as crianças tenham uma boa formação escolar”, frisa Corte. Além de Criciúma, outras unidades do estado também irão receber a sala de matemática, como no Vale do Itajaí Mirim, Meio Oeste, Vale do Itapocu, Joinville, Grande Florianópolis, Oeste e Extremo Oeste.
Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação
[soliloquy id=”112632″]