Os modelos indicam que os volumes de chuva podem superar os 100 mm no Litoral Sul
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a previsão de novos temporais e chuvas intensas na região Sul a partir de hoje, estendendo-se até amanhã. O aviso destaca riscos significativos para a população, incluindo destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
As áreas mais críticas, indicadas em laranja no mapa de risco, abrangem o Litoral Sul, Planalto Sul, Grande Florianópolis e todo o Vale do Itajaí, onde o risco é considerado alto. A persistência das chuvas nestas regiões pode resultar em acumulados de precipitação superiores a 100 mm, aumentando o perigo de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
O meteorologista Piter Scheuer alerta para as mudanças abruptas no clima durante quarta e quinta-feira, com a presença de abafamento. A formação de um sistema de baixa pressão aprofundado é apontada como responsável pela condição de chuva constante, com possibilidade de temporais.
“O abafamento marca presença ainda nesta quarta e quinta-feira, mas a condição de chuva e de temporais deve ser considerada por conta do aprofundamento de um sistema de baixa pressão. Portanto, hoje com previsão de chuva a qualquer hora do dia, abafamento nos momentos de melhora e risco para ter formação de alguns temporais. Na quinta-feira, tem chance de chuva a qualquer hora do dia, temperatura não sobe tanto provavelmente por conta dessa maior cobertura de nuvens e a própria chuva que segue marcando presença. Na sexta-feira, o tempo melhora bastante, aumentando a temperatura e a chuva se torna um pouco mais isolada”, explica.
A meteorologista da Defesa Civil, Nicolle Reis, destaca que os acumulados esperados são de superior a cem milímetros, aumentando o risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos. “Em caso de temporais, a defesa civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe das janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de alagamento, jamais entre em contato com a água”, destaca.
Com informações do TNSul