Geral

Alberto Serafim conquista 2º lugar na maior competição de mountain bike da América Latina

Fotos: Divulgação/Sul In Foco

O ciclista de Lauro Müller, Alberto Serafim, conquistou a segunda colocação pela Categoria Corporativa na maior competição de mountain bike da América Latina. Ele foi convidado para integrar a equipe de ciclismo catarinense Dimais Brother de Florianópolis, junto aos ciclistas Diego Martins e Robson Sousa. Foram percorridos aproximadamente 600 quilômetros de trilhas, estradas e ladeiras durante sete dias, por cidades no estado da Bahia.

A competição finalizou neste sábado (21) com a participação de aproximadamente 500 ciclistas de todo o mundo. “O primeiro dia aconteceu o prólogo na cidade de Arraial na Bahia, numa pista de Cross Country, com descidas e subidas bem técnicas. Completamos a prova em 1 hora, terminando na 4° posição”, relata Serafim, campeão brasileiro e catarinense na categoria.

No segundo dia de competição, a primeira queda. “O trecho de 130 quilômetros interligava Arraial D’Ajuda à Guaratinga. Foram 2,5 mil metros de altimetria. Pedalamos boa parte do trajeto na segunda colocação, mas fomos ultrapassados após uma queda minha em uma descida. Uma prova com muitas trilhas que completamos com o tempo de 5h45min, na terceira colocação”, conta Serafim.

Após o descanso e a preparação para o próximo dia de prova, Serafim e sua equipe iniciavam a etapa na terceira colocação, mas outro contratempo surgiria. “Chegamos novamente à segunda colocação, mas um pneu furado nos custou a posição e retornamos à terceira posição.Nesta, foram 2,5 mil metros de subidas ao longo de 75 quilômetros de percurso”.

Ao longo dos demais dias, a equipe catarinense se manteve na terceira colocação, conseguindo se manter na segunda colocação na geral, até chegar ao último dia da competição que aconteceu no sábado (21). “Fizemos a terceira colocação na 6ª etapa e perdemos a camisa de líder e, terceiro colocado novamente na 7° etapa. Na somatória dos tempos ficamos em 2º lugar na geral”, destaca Serafim.

“Pra mim foi muito difícil. A verdadeira superação, porque corri com e contra atletas mais novos. A categoria que corri era acima de 30 anos, eu já tenho 50. Todos os dias o corpo chegava até o limite da resistência física e psicológica, diferente de qualquer outra prova que participei. Foi muito sofrido. A equipe que eu estava foi campe no ano passado mas o nível estava bem forte. Estava bem preparado, mas foi doloroso. A sensação foi de superação. Apesar de alguns tombos, deu tudo certo”, finaliza Serafim, que ainda contou com a presença e apoio na competição da esposa Susana.

Serafim e a esposa Susana – Fotos: Divulgação/Sul In Foco

Serafim recebeu o convite no dia 30 de julho da equipe Dimais Brother de Florianópolis. Treinou de 3 a 4 horas por dia e partiu para a competição que iniciou no dia 15 deste mês.

O atleta conta com o apoio da Risco Zero Adventure, Bike Point, Pedras Bike, Zitec, Body Action e do nutricionista Fábio Bianco.

Fotos: Divulgação/Sul In Foco

Grande campeão

Fotos: Divulgação/Sul In Foco

Alberto Serafim contabiliza diversos títulos em sua carreira como ciclista profissional. Entre eles, os de campeão do ranking brasileiro e catarinense de mountain bike em 2015, na categoria Master B. Já em 2016, Serafim ficou fora das competições por conta de um grave acidente.

Agora em 2017, voltou às competições, correndo pela equipe Risco Zero Adventure, com os também atletas lauromüllenses Fernando Luciano e Samuel Mariot. Sagrou-se campeão do Circuito Soul de mountain bike, na categoria Master C, disputando as quatro etapas.

Veja a seguir, os vídeos de cada etapa do Brasil Ride 2017

Brasil Ride 2017 – Prólogo

Brasil Ride 2017 – Etapa 2

Brasil Ride 2017 – Etapa 3

Brasil Ride 2017 – Etapa 4

Brasil Ride 2017 – Etapa 5

Brasil Ride 2017 – Etapa 6

Brasil Ride 2017 – Etapa 7

Notícias Relacionadas

Parceria entre BRDE e Banco de Desenvolvimento da América Latina garante R$ 130 milhões para investimentos em SC

Foi assinado contrato que irá disponibilizar U$ 70 milhões, cerca de R$ 392 milhões, para financiar projetos em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Ciclistas organizam mobilização a favor de acostamentos nas SCs-441 e 100

Serra do Rio do Rastro será interditada no próximo domingo para realização de prova

Atenção para interdição da Serra do Rio do Rastro neste domingo