Rodovias registram pontos de alagamento e água começa a entrar em casas; chuva deve seguir até quinta-feira (11)
A chuva incessante registrada em Santa Catarina, neste início de semana, resulta em alagamentos em cidades do Sul do estado na tarde desta terça-feira (9). Além disso, a situação já deixa famílias desalojadas.
A prefeitura de Jaguaruna informou que a Defesa Civil municipal já identificou pontos de alagamentos em toda a cidade, especialmente no Centro durante a tarde e começo de noite. (veja vídeos no fim do texto)
De acordo com informações de Criciúma, até as 18h desta terça-feira, ao menos três famílias estavam desalojadas. Como resultado, a prefeitura suspendeu as aulas e o transporte escolar na rede municipal de Jaguaruna.
O coordenador da Defesa Civil da região de Tubarão informou que as cidades próximas ainda têm “cicatrizes” relacionadas às cheias dos últimos meses. Dessa forma, eleva o risco de deslizamentos nas áreas ribeirinhas e mais elevadas do Sul de Santa Catarina.
Forquilhinha
Já em Forquilhinha, a Defesa Civil municipal está em alerta e vistoriando as ruas dos bairros por conta do grande volume de chuva das últimas horas.
“Pedimos a atenção dos integrantes para as informações que estaremos repassando aqui”, disseram os agentes da defesa civil em um grupo de ação.
O bairro Cidade Alta, em Forquilhinha, também está sendo monitorando porque o rio está próximo de “sair do seu curso normal”, aponta o coordenador da Defesa Civil do município.
No final da tarde, comunidades do interior como, por exemplo, Santa Terezinha, Sanga do Café e Taquaras já registravam laminas de água sobre a pista de estrada de chão.
Criciúma
Por volta das 17h50, a Defesa Civil do município informou que não havia sido acionada para ocorrência em decorrência de alagamentos ou risco.
Na rodovia Jorge Zanatta, no limite entre Criciúma e Içara, o trânsito estava lento por conta do acúmulo de água no trecho do viaduto da SC-445.
Um alagamento na rodovia fez com que boa parte dos motoristas fossem forçados a desviar o trânsito. Os condutores de veículos mais altos, como caminhões conseguiram efetuar a travessia, enquanto os demais se arriscavam ou optavam por recuar. Em alguns momentos, houve formação de filas.
Cocal do Sul
A Defesa Civil do município também alertou para chuvas intensas até a próxima quinta-feira (11), mas ainda não havia registrado ocorrências até por volta das 18h.
Segundo o técnico da Defesa Civil, Gustavo Henrique Périco, foram tomadas as medidas preventivas, principalmente na limpeza das bocas de lobo e nas ruas mais críticas da cidade. O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Escoto) abriu as comportas das represas para maior vazão de água.
O município de Praia Grande, também no Sul de Santa Catarina, registrou 105,2 mm de chuva entre 18h46 da última segunda-feira e 18h46 desta terça, sendo a cidade com maior índice na região. Deste total, 92,2 mm foi apenas desde 6h46 desta terça.
Veja o acumulado de chuva na região Sul de SC:
Ciclone provoca chuva e rajadas de vento de 100 km/h em SC
A formação e atuação de um ciclone extratropical em Santa Catarina provoca temporais nesta terça-feira (9) e quarta. Além disso, o acumulado de chuva pode superar os 150 mm no litoral, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. A quarta-feira contará com chance de rajadas de vento de até 100 km/h
Com informações do ND+