Segundo a prefeitura, cerca de 4,5 mil pessoas foram afetadas por alagamentos, deslizamentos e quedas de pontes e estradas
Praia Grande enfrenta situação crítica após as fortes chuvas que assolaram a região na última quinta-feira (15). O município foi um dos mais atingidos pelo ciclone em Santa Catarina. Segundo a prefeitura, em torno de 4,5 mil pessoas foram afetadas por alagamentos, deslizamentos e quedas de pontes e estradas.
Diante do cenário, a cidade deve receber R$ 600 mil do governo federal em donativos para a compra de cestas básicas, colchões, cobertores e kits de higiene para as famílias desabrigadas ou desalojadas. A informação foi divulgada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros.
Além de recursos financeiros, a ajuda humanitária contemplará apoio técnico e humano ao município. Nessa quarta-feira (21), doações já foram entregues em Praia Grande, com o apoio do Exército e outras instituições de segurança.
A ação faz parte da campanha relâmpago SOS Praia Grande, capitaneada pela Cruz Vermelha de Criciúma, Defesa Civil, entre outros órgãos. Segundo estimativa, entre 19 e 20 de junho, foram recebidos mais de 1,5 tonelada de alimentos, 3,5 mil peças de agasalhos, cerca de 50 litros de produtos de limpeza e 70 cobertores.
Impacto do ciclone em Praia Grande
Desde as fortes chuvas, a cidade se encontra em situação de emergência. Segundo o balanço da Defesa Civil, cerca de 300 pessoas ficaram desabrigadas e tiveram que ser levadas ao ginásio, onde receberam assistência médica e social.
Outras 1,2 mil pessoas ficaram desalojadas. Além disso, 200 pessoas ficaram isoladas em áreas rurais, sem conseguir atravessar as pontes que foram danificadas pela força da água.
O total de pessoas impactadas pela chuva foi estimado em 4,5 mil, incluindo crianças que não conseguiram ir para a escola e famílias que ficaram sem energia e água.
Com informações do ND+