O velocímetro registra 100 quilômetros por hora. Cem metros depois, a velocidade já passa dos 150. Trânsito intenso na rodovia. De repente, um acidente trágico causado pela imprudência de um motorista deixa uma família inteira destruída. Esta e outras tantas fatalidades, que ocorreram semanalmente no país, poderiam ser, pelo menos, minimizada por alguns itens de segurança. Por isso, além do cinto, acessórios como freios ABS e airbag nos veículos são tão importantes e imprescindíveis. O governo brasileiro exige estes itens em todos os carros produzidos no país a partir do primeiro dia 1º.
“Alguns automóveis já vem com estes produtos de série. São equipamentos fundamentais em caso de acidentes, em especial nos mais graves”, ressalta o gerente de pós-venda da Mercosul Toyota de Tubarão, Rui Rodrigues.
Na semana passada, o ministro da fazenda Guido Mantega cogitou um adiamento da norma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 2009, pois temia uma redução na demanda de carros e queda no índice de empregos na indústria automobilística. “Acredito que o valor de reposição de um airbag é bem mais caro em caso de um sinistro do que quando vem direto da fábrica. Com certeza, o preço dos veículos terá um reajuste. Alguns clientes preferem comprar os veículos com os acessórios incluídos, inclusive os freios ABS”, indica o consultor técnico de serviços da Toyota, Ibanez Lemos.
Em países mais desenvolvidos, o airbag já vem de fábrica. Nos Estados Unidos passou a ser obrigatório em 1998 e na Europa é item básico desde 1997.
Airbag e sistema ABS
Conforme o Jornal Notisul, a função do airbag é amortecer o choque dos ocupantes com partes do carro. A lei brasileira exige airbags frontais, isto é, uma bolsa para a proteção do motorista e outra para o ocupante do banco do carona. A do condutor fica no volante. A do carona é instalada dentro do painel, bem em frente ao banco. O sistema ABS é um conjunto de válvulas gerenciadas por um módulo eletrônico, que tem por objetivo impedir que a pressão de óleo de freio seja constante nas rodas, evitando o travamento.