Hoje, a prefeitura conta com 60 agricultores que fornecem alimentos para as escolas da rede
Aos 84 anos, Augusto Brunelli se movimenta com paciência e cuidado entre os pés de Pitaya de sua propriedade, na comunidade do Picadão, em Nova Veneza. De dezembro a março, o agricultor se dedica diariamente para garantir uma boa safra da fruta que é destinada às escolas da rede municipal de ensino.
Brunelli, há 16 anos vende alimentos das suas terras para a prefeitura. Foram muitos anos vendendo batatas, morangas e repolhos. Nos últimos três, tem se dedicado apenas às Pitayas. “É uma fruta muito nutritiva e a criançada gosta muito, porque é colorida e pode ser utilizada de muitas formas. Comer ela in natura, sucos e sobremesas”, comenta o agricultor.
Para ele, é muito gratificante saber que a fruta que ele cultiva com tantos cuidados, chega na mesa de todas as escolas da cidade. “É muito bom, porque é uma fruta de qualidade e que contribui para a saúde do nosso município”, conta.
Na família de Paulo Cesar Marini, a produção ainda é feita da forma antiga. Duas atafonas transformam os grãos de milho em farinha, que vai direto para as cozinhas das escolas. E lá, viram polenta e bolo para os alunos. “Nós estamos muito felizes com esta parceria com o município. Porque além de entregar alimentos de qualidade, também ensinamos as crianças a valorizarem a nossa cultura”, comenta Marini.
O Secretário de Educação, Heriton Sandrini, destaca a importância do município em manter essas parcerias. “É muito importante esta participação dos nossos agricultores do nosso município na merenda escolar. Isso aproxima a comunidade”, destaca Sandrini.
A nutricionista da Secretaria de Educação, Natália Furlan, conta que a qualidade dos alimentos é um diferencial. “Agricultura familiar tem um papel essencial no resgate cultural do hábito alimentar do nosso município e na garantia da qualidade do alimento ingerido pelos nossos alunos no ambiente escolar”, garante.
A economia se fortalece
Nova Veneza, além dos potenciais de indústria e turísticos, a agricultura familiar é uma das principais fontes de economia da cidade. E hoje, 60 famílias têm parceria firmada com o município para garantir a merenda escolar para a rede de ensino.
Além de valorizar os produtos que são cultivados no município e ter um alimento de qualidade, um grande diferencial é o fortalecimento da economia de Nova Veneza. “A nossa economia é muito rica e é nosso papel valorizar os produtores locais, ao invés de buscar em outros municípios ou comprar de grandes supermercados”, comenta o prefeito Rogério Frigo.