A iniciativa do Governo do Município, que concede este benefício aos produtores, foi aprovada em dezembro do último ano pelo Poder Legislativo.
O atual Governo de Lauro Müller tem trabalhado nesses últimos dois anos a fim de fortalecer o setor da agricultura familiar. Nessa segunda-feira (4) os produtores rurais do município foram reunidos para um encontro no Paço Municipal, onde estiveram presentes, o prefeito Valdir Fontanella, a secretária de Administração, Ana Rúbia dos Santos Prestes Cesconetto, o secretário de Agricultura, Acione Andrade Izidoro, e a secretária de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella.
A boa notícia, repassada aos produtores, foi com relação à isenção dos alvarás de funcionamento e sanitário destinado exclusivamente aos agricultores familiares que comercializam produtos na Feira do Agricultor Familiar do município e aos que fornecem alimentos por meio do Programa Nacional Alimentação Escolar – PNAE. A iniciativa do Governo do Município, que concede este benefício aos produtores, foi aprovada em dezembro do último ano pelo Poder Legislativo. Para obtenção dos alvarás, mesmo com a isenção, é necessário que o produtor atenda o que determina a legislação vigente.
Setor sendo fortalecido
O atual Governo do Município aumentou nesses últimos dois anos a aquisição de alimentos produzidos por famílias de Lauro Müller e comercializadas por meio do PNAE. No início de 2017, o índice de compra estava em 22%, 8% abaixo do que determina a Legislação vigente (30%). Após um intenso trabalho do Governo Municipal para fortalecer o setor, em 2018 o município encerrou o ano pela primeira vez com a marca de 64,97%.
“Queremos aumentar ainda mais este índice. São recursos que giram no nosso próprio município, fortalecendo a economia, em especial dos nossos produtores rurais. Sabemos o quão difícil é trabalhar no campo, e a importância que esta atividade possui para a sociedade. Por isso estamos investindo e trabalhando forte para que cada vez mais este setor seja fortalecido”, registrou Fontanella.
Outra ação do atual Governo, com este mesmo objetivo, foi o lançamento do ticket-feira. O projeto também já foi aprovado pelo Legislativo e deverá entrar em funcionamento a partir do próximo mês. A iniciativa concede uma bonificação, a cada servidor público municipal, de R$ 20/mensal para consumo de produtos da Feira do Agricultor Familiar. Serão cerca de R$ 12 mil ao mês injetados diretamente na feira livre do município.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller