No município os reflexos dessa estiagem estão na produção agropecuária, principalmente na produção de milho, pastagens e maracujá.
A região sul do Brasil vem passando por um período de estiagem severa nos últimos meses, e em Balneário Gaivota não é diferente. A precipitação acumulada nos últimos três meses na região foi de 205 mm, com destaque para o mês de março onde a precipitação total não passou de 20 mm (Epagri Ciram, 2020). No município os reflexos dessa estiagem estão na produção agropecuária, principalmente na produção de milho, pastagens e maracujá. Em muitos outros municípios de Santa Catarina, além da produção agropecuária, o abastecimento público segue comprometido também, com racionamento de água.
Para mitigar os efeitos da estiagem os agricultores contam com linhas de subvenção de juros dos financiamentos do Pronaf, através dos programas Irrigar e Menos Juros. “O governo de SC subsidia boa parte dos juros dos financiamentos do PRONAF, através de dois programas, o Irrigar e o Menos Juros. No Irrigar o estado subsidia projetos de sistema de irrigação que prevejam a preservação de água na propriedade. A taxa de juros subsidiada é até 4,6% a.a, limite de financiamento de R$ 30 mil e prazo de oito anos. Além desse também existe o Menos Juros, onde o estado subsidia projetos de melhorias dos sistemas produtivos relacionados a atividades de grãos, fruticultura e pecuária a base de pasto, como irrigação e muitas outros investimentos, exceto tratores e veículos, ou atividades fora da prioridade regional. No Menos Juros a taxa de juros subsidiada é até 2,5% a.a, limite de financiamento de R$ 100 mil e prazo de oito anos” , detalha Natan Porto, extensionista da Epagri de Balneário Gaivota.
Além do apoio estadual, os agricultores de Gaivota contam com o apoio da prefeitura para abertura dos valos para colocação de tubulação enterrada de irrigação. “O agricultor que pretende instalar sistema de irrigação e enterrar os tubos pode nos procurar que agendamos o serviço”, explica Daniel dos Santos, secretário da Agricultura.
A secretaria da Agricultura e Epagri estão localizadas na Rodovia José Tiscoski, 4000, no bairro Lagoa de Fora, com atendimento das 7 às 13 horas.