Geral

Agricultores de Ermo aprendem nova técnica

Alternativa é a ensilagem de mandioca para a alimentação animal

A utilização de alimentos alternativos na alimentação animal tem se constituído em uma estratégia de grande valia na redução dos custos de produção. A fim de proporcionar uma nova alternativa aos produtores rurais de Ermo, a Epagri do município tem levado diferentes técnicas ao campo, e uma delas é a ensilagem produzida com a planta inteira da mandioca (rama, folha e raiz), uma planta nativa do Brasil que possui boas características nutritivas, uma ampla variedade de utilização e que pode ser utilizada na dieta de ruminantes.

Segundo explica o Extensionista Rural da Epagri no município, Laerti Machado dos Santos, a cultura da mandioca, tradicionalmente cultivada na maior parte do país, é pouco explorada em termos de alimentação animal, principalmente por desconhecimento do seu valor nutricional e potencial na produção animal. “Nosso interesse é poder fornecer novas oportunidades aos nossos agricultores, por isso decidimos levar a eles esta técnica, que é novidade em nossa região”.

Embora as raízes sejam bastante utilizadas na alimentação humana, à mandioca tem uso restrito aos animais. A utilização da forragem conservada na forma de silagem aumenta as possibilidades de armazenamento e o uso em épocas de escassez de alimento. “Estamos ensinando o agricultor a lidar com todas as situações e aproveitar tudo o que puder, para reduzir seus custos”, explica.

O extensionista ainda destaca que o uso da ensilagem de mandioca torna-se uma alternativa viável e de baixo custo, já que a produção desta cultura é forte na região. “Em algumas propriedades, o uso desta técnica pode colaborar principalmente na redução de gastos com a alimentação animal, especialmente para os produtores de leite, em que o custo de produção é auto”, finaliza.

Canal Sul