Luciana Samistraro, filha do agricultor, contou que a família costuma colher batatas-doces que pesam em torno de um quilo
Em Tangará, no Meio-Oeste de Santa Catarina, um agricultor teve uma surpresa inesperada ao colher uma batata-doce de impressionantes 9,8 quilos no dia 1º de julho. O tubérculo foi cultivado na propriedade de Olívio Samistraro, situada na comunidade de São Miguel.
Luciana Samistraro, filha do agricultor, contou que a família costuma colher batatas-doces que pesam em torno de um quilo. Embora a safra deste ano já tivesse impressionado com batatas pesando entre 1,5 e 6 quilos, a descoberta da batata gigante deixou todos maravilhados.
“Essa batata foi plantada em um aterro de uma cisterna, onde achávamos que não produziria, pois era uma terra com menos adubo e qualidade inferior. Mas a colheita nos surpreendeu e superou todas as expectativas”, relatou Luciana.
Inicialmente, a notícia sobre a batata gigante permaneceu apenas na família, mas logo se espalhou pela comunidade.
“Não comentamos com ninguém no início. Então, os amigos começaram a visitar a propriedade, viram a batata e disseram: ‘Vocês precisam contar a todos sobre essa colheita incrível que vocês tiveram.’ Eles tiraram fotos e, em pouco tempo, viramos notícia na rádio local”, acrescentou.
A safra deste ano tem produzido outras batatas de tamanho excepcional.
“Neste pequeno pedaço de terra, tivemos essa batata de 10 quilos e muitas outras pesando entre 1,5 e 5 quilos. Uma supersafra”, comemorou Luciana.