Clima

Agosto registra mais de 4ºC acima da média para o mês

Até o momento, a média está na casa dos 27,8ºC, 4,8ºC acima do normal

Agosto é o terceiro mês mais frio do ano, perdendo para junho e julho. Pelos menos é o esperado pelos meteorologistas. Este ano, os termômetros estão marcando temperaturas mais elevadas do que o previsto para o mês. Conforme o doutor em climatologia da Epagri, Márcio Sônego, a temperatura média para as tardes de agosto é de 23ºC. “Até o momento, a média está na casa dos 27,8ºC, 4,8ºC acima do normal”, compara Sônego. "Hoje, Urussanga registrou 34ºC", observa. O calor deve continuar nos próximos dias. Nesta quinta-feira, os termômetros podem chegar aos 30ºC. Já na sexta-feira, a previsão é de 34ºC.

Conforme matéria do Portal Engeplus, o calor fora de época que está ascendendo as temperaturas na região vai dar uma trégua neste fim de semana. “No sábado, a temperatura máxima chega aos 25ºC, podendo chover à tarde. Já no domingo, o tempo será nublado e com chuva. Em quatro dias a temperatura cai cerca de 15ºC”, antecipa Sônego.

Chuva – Para Sônego, as temperaturas deste ano são semelhantes ao do ano de 1991, no qual o ano foi seco até agosto, sendo que na segunda quinzena de setembro a chuva se normalizou. “Este ano está muito parecido, esperamos que a partir da segunda quinzena de setembro se normalize até o fim do ano”. Segundo o meteorologista, alguns agricultores estão à espera da chuva para começar a plantar. "Outro fator que chama atenção são as flores. Com o calor fora de época, as flores que florescem em setembro, com a chegada da primavera, estão se desenvolvendo mais cedo”, observa o climatologista.

Geada na região – É praticamente nula a possibilidade de geada na região ainda este ano. “Na Serra pode acontecer na próxima semana com a chegada de uma frente fria, mas aqui não, o período de geada vai de junho até dia 10 de agosto”, destaca.