Muitas pessoas acreditam que casar em agosto da azar. Para as promoters, essa é a melhor data para realizar a união
Agosto é conhecido pelos mais supersticiosos como o mês do “cachorro-louco” ou do desgosto. Segundo a tradição, quem casa neste mês não tem sorte no relacionamento e tudo dá errado. Essa era uma crença antiga que está sendo modificada com o passar dos anos.
Especialistas em casamento, as promoters, dizem que é o melhor mês para se casar. “Nesta época sempre há vaga nas igrejas e nos salões. Até o traje é mais fácil de conseguir”, conta a promoter, Maria do Carmo Topanotti Esteves, a popular Teka, proprietária da Teka Cerimoniais.
A superstição de agosto era passada de geração para geração e isso deixava as igrejas vazias durante o mês. Hoje a história está mudando. “Há 10 anos ninguém casava nessa época. Nos últimos cinco começou a mudar. Tanto que estou com a agenda lotada para esse mês”, revela Teka.
Segundo matéria do A Tribuna, mesmo abandonando a superstição, muitos ainda continuam com receio de casar em agosto. “A procura não é tanta como nos meses de maio e setembro, por exemplo, mas vem aumentando. Ainda há um pouco de receio por parte dos noivos”, ressalta.
O casal João Paulo Durante e Larissa Fernandes, completa dois anos de casamento no dia 28. Eles não acreditam na superstição, por isso decidiram casar em agosto. “Quando fui na igreja marcar o casamento, o padre perguntou se tínhamos certeza que queríamos casar em agosto. Eu disse à ele que não acreditava nessa superstição e marquei. Além disso, era o único mês que havia vaga. Até agora nada de ruim aconteceu”, lembra Larissa.
Origem da superstição no Brasil
Essa superstição deve-se a um costume português, da época das grandes navegações. As mulheres portuguesas não se casavam nesse mês, pois era quando os navios das expedições saiam à procura de novas terras. Isto é, casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e até mesmo viúva. Esse medo atravessou gerações e ainda influencia muitos casais que seguem a tradição de não casar em agosto, o mês do desgosto. (Fonte: www.blogcasamento.com.br)