Clima

Agosto de temperaturas altas na região

Previsões mostram que o frio intenso não volta mais

As previsões meteorológicas apontam para um mês atípico na região Sul do estado. Geralmente, em agosto faz muito frio, tanto que, segundo o climatologista Márcio Sônego, da Epagri de Urussanga, esse é considerado o terceito mês mais frio do ano. No entanto, as condições climáticas estão fora do normal para esta época, quando comparadas com os anos anteriores.

O calor começou na quarta-feira e continua neste fim de semana, com temperatura em média de 30ºC na região. Conforme Sônego, são 9ºC acima do que é a média histórica para agosto, que, em geral, não passa dos 23ºC. "Em 1961, foi registrada a maior temperatura de agosto na região. Fizeram 38ºC, mas isso não é normal, tendo em vista que ainda estamos no Inverno. E em 2012 temos mais um mês de agosto com temperaturas altas, pois se engana quem pensa que esse calor vai passar", revela o climatologista.

O final de semana também será assim, pois o clima quente segue até domingo. Na segunda-feira deve baixar a temperatura, mas nada comparado ao frio de junho e julho, por exemplo. A partir de terça-feira as temperaturas permanecerão entre amenas e quentes durante todo o mês e em setembro já chega a Primavera.

Sônego informa que o sol e o calor são bons para a agricultura, mas não quando o solo está seco, como é o caso na região Sul. "O calor seria bom se tivesse umidade suficiente no solo, mas choveu pouco em junho e julho, então esse calor de agosto não ajuda os agricultores. E o que é ainda pior, temos a presença do vento Nordeste, que resseca o solo, por isso é preciso ficar em alerta e irrigar bastante a terra". Os plantios de fumo, maracujá, milho, feijão e o reflorestamento do eucalipto podem ser prejudicados.

Engeplus – Vanessa Amando