Geral

Agora, consumidor poderá usar smartphone para consultar CPF

Aplicativo ‘SPC Consumidor’ ganha nova versão com funcionalidade de consulta gratuita do CPF.

Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (15), consumidores de todo o país poderão utilizar o próprio smartphone para consultar se seu CPF está inscrito na base de inadimplentes do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). A consulta é gratuita e estará liberada por meio do aplicativo ‘SPC Consumidor(clique aqui e baixe), que ganha uma nova versão e está disponível para download em todos os sistemas operacionais de smartphones.

Com a liberação da consulta, o consumidor terá à disposição não apenas o apontamento de atraso, mas também informações detalhadas sobre o débito, como valor da pendência, data de vencimento da conta e informações de contato da empresa credora para que o consumidor realize o pagamento ou proponha uma renegociação direta com a empresa.

Os consumidores podem consultar o próprio CPF quantas vezes quiserem e a qualquer momento, a partir de uma interface intuitiva e de fácil compreensão. Para garantir a segurança das informações, é necessário preencher um cadastro prévio no aplicativo para em seguida receber um código de ativação em seu celular.

Para o superintendente de inovação do SPC Brasil, Magno Lima, a iniciativa aproveita a popularidade dos smartphones no país (são mais de 240 milhões de aparelhos, segundo o IBGE) para dar mais praticidade ao consumidor, permitindo a todos as pessoas, estejam elas inadimplentes ou não, a possibilidade de acompanhar sua situação cadastral no Serviço de Proteção ao Crédito. “Agora, o brasileiro terá na palma da mão todas as informações sobre débitos que constam em seu CPF, de forma transparente e ágil. Assim, fica mais fácil buscar um acordo com o credor e regularizar sua situação financeira. Trata-se de um serviço de utilidade pública que aproxima ainda mais o SPC Brasil dos consumidores, gerando também benefícios aos empresários, que precisam encontrar maneiras eficientes de recuperar o crédito”, destaca Lima.

Ao longo deste ano, novas funcionalidades devem ser incorporadas ao ‘SPC Consumidor’, como o serviço de negociação de dívidas via app, em que o devedor poderá negociar com seus credores sem sair de casa, de forma rápida, segura e sem burocracia – inclusive com a possibilidade de fazer uma contraproposta. “O ambiente mobile vem transformando diversas relações de consumo e não seria diferente na hora de negociar uma dívida. Como uma plataforma integradora de soluções, o SPC Brasil está antenado a tendências e inovações do mercado”, afirma Lima.

Conheça o ‘SPC Consumidor’, o app que ajuda os brasileiros com as finanças

A consulta gratuita de CPF se soma a outras funcionalidades do app “SPC Consumidor, como a ferramenta de autoavaliação chamado de ‘teste de bem-estar financeiro”, que ajuda os consumidores a equilibrar as próprias finanças. Com ele, o consumidor responde a uma série de perguntas para calcular o seu nível de conhecimento e boas práticas em finanças pessoais.

Ao terminar o teste, o consumidor pode comparar o resultado com a média nacional e receber dicas para melhorar a pontuação. À medida em que for seguindo essas dicas, o app permite que o consumidor refaça seu teste para reavaliar sua pontuação e analisar se houve alguma melhora.

Colaboração: CNDL/ SPC Brasil

Notícias Relacionadas

Corpo de motorista de app desaparecido no RS é encontrado em Laguna

O veículo foi encontrado na tarde de quinta-feira (3) em Orleans. Um dos suspeitos também é da cidade e foi preso preventivamente. Em vídeo, mãe desabafa e pede justiça - VEJA VÍDEO

App verificará autenticidade de documento de veículo na América do Sul

Iniciativa é uma parceria entre Denatran, Serpro e Mercosul.

Consumidor deve ficar atento para não cair em golpes

Constantes reclamações que chegam ao Procon de Içara preocupam

Contato lança aplicativo para facilitar e promover benefícios aos clientes

App está disponível a partir de segunda-feira (02) e vai proporcionar vantagens aos usuários. Até o momento, há mais de 30 empresas parceiras do aplicativo.