Disputa contou com a participação de acadêmicos das Engenharias Mecânica, Elétrica Mecatrônica e Computação
A equipe AeroSatc foi campeã da competição de Drones promovida pelo Instituito Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis. O evento contou com a participação de sete equipes, formadas por alunos de nível técnico e superior, em uma disputa que envolveu acadêmicos das Engenharias Mecânica, Elétrica Mecatrônica e Computação em uma série de desafios inovadores.
Durante a competição a equipe que representou a UniSatc somou 1866 pontos, garantindo o primeiro lugar, superando o time local, do IFSC. “Este ano a equipe AeroSatc direcionou seus esforços no projeto e construção de um Drone que tem instalada uma tecnologia de leitura de área de solo aplicando visão computacional. Também, um sistema de alijamento/transporte de carga deveria ser previsto na estrutura da aeronave, para que fosse possível a participação no evento”, explica o Professor e coordenador do projeto, Guilherme Righetto.
Ainda, de acordo com o professor, a competição irá ocorrer em duas etapas. Na primeira, que já aconteceu em Florianópolis, a equipe AeroSatc garantiu o primeiro lugar, já a segunda será realizada no campus da UniSatc no dia 28 de outubro. “Estamos nos preparando e contamos com a participação da comunidade acadêmica da Satc para prestigiar o evento e torcer pela nossa equipe”, comenta Righetto.
Inovação e preparação para o futuro
O projeto AeroSatc, inicialmente foi criado para o desenvolvimento de aeronaves de asa fixa, mas este ano foi aprimorado com foco no formato de drone. “Tendo em vista as tendências tecnológicas na área de mobilidade elétrica e da necessidade de preparação dos acadêmicos para o mercado futuro, pensou-se na mudança da estrutura do projeto para uma aeronave de asa rotativa, acompanhando também as evoluções técnico-científicas, no formato de Drone”, destaca o coordenador da equipe.