A expectativa é grande para a reunião que ocorrerá hoje, às 19 horas, na Associação Empresarial (Acit) em Tubarão. Um balanço dos quase cinco meses de operação no Aeroporto Regional Sul Humberto Bortuluzzi, em Jaguaruna, será apresentado.
O encontro terá a participação de representantes da TAM e empresários da região, e será realizado para estreitar as relações com a empresa e ouvir o gerente regional sul da companhia aérea, Rodrigo Canielas.
Conforme o presidente da Acit, Murilo Bortoluzzi, os empresários deverão questionar o gerente da companhia sobre a possibilidade de abertura de novos voos, uma vez que a procura por embarques e desembarques na Cidade das Praias é constante.
“Sabemos que todos os voos para Jaguaruna estão lotados. Questionaremos se a empresa disponibilizará mais horários para o aeroporto. Mais duas companhias querem abrir voos, a Gol e a Azul. Acredito que para a nossa região três horários diários estariam de bom tamanho se compararmos com Chapecó, que atualmente possui sete voos ao dia”, observa Murilo.
No início deste mês, um importante passo foi dado, a pré-aprovação de voos foi liberada. E a previsão é de que até novembro a operação de aeronaves por instrumentos (Instrument Flight Rules – IFR) seja liberada. O IFR proporciona mais segurança aos voos, que passam a ter orientação por instrumentos de bordo e deixam de depender apenas da visibilidade exterior à aeronave. Além de driblar as condições climáticas, o procedimento dá mais segurança em voos noturnos.
“Há meses não temos cancelamentos de tráfego aéreo na região. Mesmo com o tempo ruim da última semana, o aeroporto esteve em boas condições. Esperamos que a operação por instrumento seja liberada em breve”, destaca o presidente da Acit.
Horários de pousos e decolagens
Os voos são diários, de segunda a sexta-feira, com saída de São Paulo, Aeroporto de Congonhas, às 13h10min, e pouso em Jaguaruna às 14h30min. O voo de volta à capital paulista decola às 15h05min e chega às 16h10min. A TAM pretende fazer a operação do segundo voo a partir de novembro com destino ao Rio de Janeiro. Ainda não há definição sobre horários e dias e, inicialmente, seria disponibilizado de forma experimental, de novembro a março.
Com informações do Jornal Notisul