A empresa que administra o aeroporto está em conversa com duas empresas aéreas para a viabilidade de um voo que faça a conexão.
A RDL, empresa que administra o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, está em conversa com duas empresas aéreas para a viabilidade de um voo que faça a conexão Porto Alegre – Jaguaruna – Florianópolis – Curitiba – São Paulo.
De acordo com o diretor comercial da RDL, André Costanzo, este assunto está sendo tratado há algum tempo, e a intenção é incluir esta rota a partir do primeiro semestre do ano que vem.
O diretor comercial da RDL afirma que nas negociações fala-se sobre o uso de uma aeronave menor – para 70 passageiros – e que também possa fazer transporte de malotes e cargas. “Desta forma, supriria duas necessidades que hoje existem, inclusive no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Uma seria um voo de Florianópolis para Curitiba; e a outra, o transporte de cargas”, comenta.
André Costanzo diz que esta necessidade de uma aeronave menor que faça estas conexões via Jaguaruna e que também faça o transporte de cargas pode ser o diferencial que dará mais possibilidade deste voo se concretizar. “Ainda estamos em conversa com duas empresas, mas queremos, sim, fechar este contrato, para que a partir do primeiro semestre do ano que vem o Aeroporto Regional ofereça mais este voo”, pontua.
Outra novidade que pode chegar ao aeroporto é a instalação de uma empresa para transporte de cargas. “Esta é uma outra carência que se tem, também em Florianópolis, pois lá é inviável. Com a instalação de um Centro de Distribuição no aeroporto de Jaguaruna, este serviço de transporte de cargas se tornaria viável e atenderia à demanda. Por isso, também estamos negociando com algumas empresas para esta instalação”, conta André.
Aumento no movimento
Desde que foram alterados os horários de voo no Aeroporto Regional de Jaguaruna, voltando a ter um voo com decolagem pela manhã e pouso à noite, já foi registrado aumento no número de passageiros. De acordo com o gerente do aeroporto, Fernando Linhares de Castro, o voo da Latam, com pouso às 14h30 e decolagem às 15h05, se manteve com o número habitual de passageiros, que já era considerado muito bom.
O que mudou, segundo ele, para melhor, foi o voo da Azul, que decola às 6h e pousa à 0h50. “Este, sim, foi o responsável pelo aumento no número de passageiros, já que a Latam se mantinha com bom fluxo”, comenta. Em agosto e setembro deste ano, quando o voo da manhã foi novamente implantado, o total de passageiros nos dois meses foi 23.897 – entre pousos e decolagens. No mesmo período do ano passado, quando não havia o voo da manhã e as duas empresas operavam apenas com voos da tarde, o número foi de 22.644 passageiros.
Com informações do jornal Diário do Sul