As aeronaves que utilizam o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, passam a contar com o abastecimento através de querosene, combustível utilizado por aeronaves com turbinas. A gasolina de aviação, que é utilizada pelas aeronaves com hélice, ainda não está disponível. O serviço de abastecimento já está sendo utilizado pela empresa TAM, que opera os voos diários.
A autorização foi divulgada no Notam Z0712/2016, emitido pelo Serviço de Informação Aeronáutica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – Decea. "A Shell, através da empresa Luvanor LTDA, é que está operando esse serviço de abastecimento no aeroporto", explica o gerente de navegação aérea da RDL Aeroportos, Pedro Luiz Machado, que ressalta ainda que existe um horário específico de funcionamento, mas é possível realizar o abastecimento em qualquer horário, com aviso antecedente.
Horário determinado
"O abastecimento tem o horário de funcionamento das 7h às 19h, porém, se, por algum motivo, for necessário abastecer fora desse horário, expedido pelo Notam, será preciso comunicar o aeroporto com, no mínimo, uma hora de antecedência", declara Pedro.
O aeroporto entrou em operação no fim de abril do ano passado e vem re-gistrando bons números. A aviação comercial, feita exclusivamente pela TAM, contabilizou 46 pousos e decolagens com um total de 5.492 passageiros em janeiro e 50 pousos e decolagens com 5.738 passageiros em fevereiro, ou seja, uma média de 5.615 passageiros/mês em 2016.
Com informações do site Clicatribuna