Segurança

Advogados suspeitos de “facilitar” contato entre criminosos são alvo de operação em SC

Mandados estão sendo cumpridos em Joaçaba, Capinzal, Ouro, Água Doce e Piratuba

Foto: Divulgação

O Ministério Público de Santa Catarina deflagrou uma operação na manhã desta quinta-feira (13) que tem como alvo advogados investigados por “facilitar” a comunicação de presos com criminosos que atuam do lado de fora da prisão. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão. Além disso, três profissionais terão a suspensão cautelar da prática profissional.

A Operação Balthus é resultado de investigações que iniciaram há mais de um ano. As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Joaçaba, Capinzal, Ouro, Água Doce e Piratuba. Participam da ação policial dois promotores de Justiça e 24 policiais integrantes do Gaeco.

De acordo com o MP, esta prática coloca a sociedade em risco e promove o crescimento e avanço contínuo de organizações criminosas, “principalmente porque tem se tornado um método eficaz para o funcionamento do sistema de comunicação entre criminosos”, garantindo que as informações ilícitas permaneçam sendo transmitidas, por meio de advogados, entre eles e para terceiros.

Com informações do NSC Total

Notícias Relacionadas

Unibave realiza Test Drive nesta segunda-feira

A Instituição apresentará os 16 cursos de graduação e os seis cursos técnicos, além de claro, de ser uma oportunidade de vivenciar todo o espaço e infraestrutura do Unibave.

Picape com 26 mil maços de cigarros contrabandeados é apreendida em SC

Os agentes notaram uma picape suspeita e deram ordem de parada ao motorista, que, em vez de obedecer, acelerou o veículo e fugiu

Duas pessoas morrem e casa é destruída por incêndio em São Joaquim

A investigação se concentrará em descobrir o que causou o incêndio e por que as autoridades não foram chamadas enquanto o fogo ainda estava ativo.

Revés para o Palmeiras entra na lista de piores goleadas do Criciúma na Série A

Antes disso, em 1993, o Criciúma havia sido derrotado por 5 a 1 para o União São João, em Araras.