Polícia Civil estima que cerca de 900 pessoas foram vítimas de golpes aplicados por ele em seu escritório localizado em Braço do Norte. Homem é suspeito de estelionato e apropriação indébita e estava foragido há 3 anos.
Um advogado suspeito de aplicar golpes em cerca de 900 pessoas foi preso na tarde desta sexta-feira (23) em Balneário Piçarras, no Litoral Norte, informou a Polícia Civil. Ele é investigado em cerca de 150 inquéritos policiais por crimes de estelionato e apropriação indébita. O homem estava foragido há aproximadamente três anos.
Em julho de 2016, a Justiça concedeu o pedido de prisão preventiva contra o advogado, que atuava no Sul catarinense. Os golpes que ele aplicava estavam relacionados a processos para diminuir juros de financiamentos de carros. Ele recebia as prestações, mas não repassava o dinheiro em juízo.
A Polícia Civil calcula que o prejuízo causado pelo advogado esteja na casa dos R$ 5 milhões. A investigação conseguiu chegar ao provável paradeiro dele. Após quatro horas de monitoramento, o homem foi preso. Ele foi detido na rua, antes de chegar em casa.
Golpe
Os clientes do advogado eram pessoas com carros financiados que o procuravam para ações revisionais – o objetivo era rever os juros das prestações. De acordo com o delegado Flávio Gorla, ele pedia um valor de custas, em torno de R$ 900, e dizia que havia feito o cálculo sem juros abusivos.
Depois, dizia um novo valor da prestação e pedia para que o cliente pagasse diretamente para ele. Meses depois, pedia um valor que “quitaria” a dívida.”Na hora que [o cliente] via, o processo não tinha nem sido instaurado”, disse o delegado. O escritório do advogado ficava em Braço do Norte.
Com informações do G1 SC