Ele se envolveu em um acidente e estaria embriagado, segundo a polícia
Um advogado de Tubarão, que se envolveu em um acidente de trânsito no bairro Indaial, em Gravatal, na madrugada de ontem (18), foi preso pela Polícia Militar após serem constatados sinais de embriaguez.
Segundo informações repassadas ao jornal Diário do Sul, pelos policiais que atenderam o caso, ele estava visivelmente alterado. Ao perceber a situação do condutor, a guarnição da PM solicitou que efetuasse o teste de alcoolemia, sendo que se negou. Assim, com provas testemunhais e filmagens, foi lavrado um Auto de Constatação de Sinais de Embriaguez e, logo após, dado voz de prisão em flagrante ao advogado, que foi conduzido à Delegacia da Comarca de Armazém, onde permaneceu detido. Ele teve a habilitação e seu veículo recolhidos e foi estipulada uma fiança para poder responder ao crime previsto no Artigo 306, do Código de Trânsito Brasileiro (CBT), em liberdade. Desde dezembro de 2012, a alteração da capacidade psicomotora do motorista é confirmada pelo agente fiscalizador por, pelo menos, um dos seguintes procedimentos: exame de sangue, exames realizados por laboratórios especializados e teste do bafômetro.
A confirmação do estado alterado do condutor poderá ser feita também por prova testemunhal do fiscalizador. Entretanto, a resolução determina que o teste do bafômetro deve ser a prioridade dos fiscais. Além disso, se houver comprovação de embriaguez pelo bafômetro ou encaminhamento do condutor para a realização de exame de sangue, não será necessário aguardar o resultado dos exames para a autuação administrativa.
A penalidade após autuação é a multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
Não houve feridos no acidente com envolvimento do advogado, mas ele precisou retornar para casa de carona. O seu veículo deverá ficar retido até a conclusão do inquérito.