A Agência de Desenvolvimento Regional – ADR de Criciúma recebeu, nesta terça-feira (23), prefeitos, presidentes de câmaras de vereadores e representantes da sociedade civil dos 12 municípios pertencentes a ADR, para a realização da reunião de Conselho de Desenvolvimento Regional – CDR. Este foi o segundo encontro de 2017 e teve como foco a formação do conselho e o início dos debates no que tange como prioridades para a região.
O encontro, que acontece trimestralmente, faz parte das atribuições da ADR e tem a função de planejamento e também discutir e encaminhar os planos, prioridades e programas relativos ao desenvolvimento regional para as secretarias de Estado responsáveis. “Cada prefeitura têm seus pleitos e suas prioridades, mas nós precisamos discutir e pensar regionalmente para decidir onde é melhor para a sociedade em geral para que o Governo do Estado faça o investimento certo”, explica o secretário executivo da ADR, João Rosa Filho Fabris.
Este é o segundo encontro após a posse dos novos prefeitos eleitos em 2016. Para o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, o CDR tem papel fundamental no desenvolvimento regional. “Acho que nossa prioridade hoje é concluir as obras que estão em andamento. Depois disso, precisamos continuar pensando em conjunto e definir o que é melhor para a região”, salienta.
Já para o presidente da Câmara de Vereadores de Orleans, Lucas Librelato, o CDR tem papel importantíssimo no desenvolvimento na região. “É o elo entre os Municípios e o Governo do Estado. Temos que definir o que é prioridade para Orleans e Região, como a Revitalização da SC 390, Trecho Orleans – Lauro Müller, e cobrar dos integrantes do conselho o apoio necessário para que essa obra saia do papel”, salientou Librelato, que na ocasião representou o prefeito Jorge Luiz Koch.
O CDR também incentiva, orienta e apoia programas de novos empreendimentos regionais. “Acredito que a ADR tem sido importante para nossos municípios, principalmente porque é ela que nos defende e leva nossos pleitos ao Governo do Estado e é aqui no CDR que a gente consegue planejar o desenvolvimento regional e não pensar só em um município”, complementa o presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, José Carlos Bortolin, o Calita.
Colaboração: Paula Darós Darolt / Comunicação ADR Criciúma