Geral

Adolescentes aprende a arte da fotografia e produção audiovisual

Por meio de oficinas, eles também frequentam aulas de danças urbanas e informática

Aprender a arte de fotografar; a produção de audiovisuais; informática e os ritmos das danças urbanas como uma profissão para o futuro. É este o objetivo dos educadores sociais da Multiplicando Talentos nas atividades aplicadas aos adolescentes que cumprem medida sócioeducativa no Centro de Atendimento Provisório – Casep de Tubarão e semiliberdade de Criciúma.

Além da teoria, os adolescentes aprendem na prática, com a orientação dos educadores, a manusear os equipamentos. “A proposta é fazer com que os adolescentes exerçam o senso crítico, como também possam ser futuros profissionais neste segmento. Que eles aprendam a manusear os equipamentos fotográficos, como também a sensibilidade na captura da imagem. É uma instigante experiência. A fotografia não deixa de ser uma leitura própria do mundo”, comenta a educadora que ministra aula de Fotografia, Francis Leny.

No Audiovisual, segundo o educador, Maicon Marinho, as aulas têm como objetivo “fazer com que os adolescentes sejam capazes de desenvolver atividades de criação, operação e gestão de tecnologias em produção de audiovisual para TV, Internet e cinema”, aponta.

“Fiquei encantado com a magia da edição de audiovisuais. Uma filmagem realizada em um ambiente simples, podemos transformá-lo em uma cena típica de Hollywood. Quero muito aprender e quem sabe trabalhar nesta área”, diz um dos adolescente de 16 anos, internado no Casep de Tubarão. "Quando sair daqui pretendo fazer um curso de fotografia para me aperfeiçoar mais e seguir esta profissão que tanto me identifiquei", diz o garoto de 17 anos.

As oficinas também serão estendidas ao Casep de Criciúma, assim que entrar em funcionamento, e o semiliberdade de Araranguá. “A Multiplicando Talentos desde que assumiu a administração dos Caseps e agora semiliberdade de Criciúma e Araranguá, por meio de seus educadores sociais, oferece oficinas educativas e profissionalizantes aos adolescentes. Para dar visibilidade aos trabalhos dos alunos, pretendemos futuramente lançar uma mostra das produções de audiovisual e fotografia para o público, por meio de exposições dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula”, comenta o presidente da Mult, Eduardo Milioli.

Colaboração: Comunicação Multiplicando Talentos

 

[soliloquy id=”128321″]