Política

Administradora do Cemitério de Orleans pede direito de resposta em sessão da Câmara de Vereadores

O discurso foi dado em resposta ao manifesto também na Casa Legislativa do antigo administrador do camitério

A gerente da empresa responsável pela administração do Cemitério Municipal de Orleans, Iara Martins, fez uso da tribuna em sessão ordinária da Câmara de Vereadores. O interesse pela utilização do espaço surgiu da administradora, em resposta ao manifesto também na Casa Legislativa do ex-administrador do cemitério, Fredemar Vieira Antunes.

Segundo Iara, o ex-administrador realizou algumas colocações que precisavam ser esclarecidas à população. “Primeiramente gostaria de esclarecer que nossa empresa foi vencedora da licitação aberta pela administração municipal em 2013, pois cumpria as exigências solicitadas. Para esclarecer todas as dúvidas, entramos em contato com o setor jurídico da prefeitura e em fevereiro de 2014 passamos a administrar o cemitério”, destacou a responsável.

Um dos primeiros trabalhos iniciados pela administração do cemitério foi o recadastramento imobiliário do local. Segundo Iara, nenhuma documentação foi repassada do antigo administrador. “Por isso realizamos o recadastramento. Assim ficamos sabendo quem são os titulares dos imóveis naquele local. A partir disso, percebemos algumas irregularidades com relação a taxas cobradas. Daí então o início da polêmica”, afirmou Iara. A cobrança aplicada pela administração diz respeito ao código tributário municipal.

A gerente da empresa apresentou o quanto um cidadão paga anualmente para ter um nicho no cemitério. “Para quem tem apenas uma gaveta não é caro. É R$ 33,45 por ano. Mas existem pessoas que têm lá, uma capela com até 12 gavetas. Então não se pode cobrar o mesmo valor de alguém que tem muito menos gavetas”, declarou.

Durante os questionamentos dos vereadores à administradora, o vereador Osvaldo Cruzetta, o Vá, solicitou se haveria a possibilidade de se rever as questões financeiras do cemitério. “Sempre nos colocamos a disposição da população e até da prefeitura para ouvir propostas para o que pode ser feito no cemitério. Nosso objetivo é trabalhar e mostrar a população, onde estão sendo utilizados os valores cobrados. Existe até o elogio frequente de muitas pessoas pela limpeza do cemitério”, revelou Martins.

Ao fim da sua participação na Câmara de Vereadores de Orleans, Iara demonstrou-se aberta a diálogos, tanto para a população quanto para a administração municipal e demais autoridades do município. “Estou disposta a conversar para entrarmos num acordo justo para todos”, finalizou.

Novembro Azul na Casa Legislativa

Agentes de saúde, técnicas de enfermagem e enfermeiras do serviço municipal de saúde do município assistiram a reunião vestindo a camiseta da campanha Novembro Azul. “É o mês da conscientização aos homens. Foi um momento proveitoso assistir a uma reunião do poder legislativo e ainda difundir essa ideia da prevenção contra o câncer de próstata e outras doenças que atingem os homens. Todos nós devemos fazer a nossa parte”, destacou a agente de saúde Laurentina Mazzuco.

[soliloquy id=”96308″]