Desde o mês de maio de 2015, foram realizadas reuniões e discussões mediante as previsões pessimistas em relação ao cenário econômico. Mesmo com as ações tomadas desde o mês de junho para manter as contas em dia, a Administração Municipal de São Ludgero, neste mês de setembro, necessitou revisar as ações e adotar medidas para não comprometer a saúde financeira municipal.
Após reuniões, cálculos e análises feitas juntamente com os membros das equipes das secretarias, o prefeito Volnei Weber e o vice-prefeito Ibaneis Lembeck, determinaram o percentual mínimo de 10% na redução de despesas e investimentos do que é feito no ritmo atual. Isso representará, no mínimo, R$ 100 mil por mês.
A decisão tem como base a receita mensal, que continua em queda. “Tivemos que tomar esta decisão diante da análise dos gráficos das arrecadações dos últimos meses e o fato da previsão para os próximos meses exigir ainda mais cautela”, explica o prefeito Volnei Weber.
A análise minuciosa dos números foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças e contou com o apoio do assessor contábil, Vanderlei Roberto Picinini. Para o secretário de Administração, Rodrigo Pavei, a forma mais eficaz da Administração Municipal manter seu equilíbrio nas contas é fazendo com que cada Secretário Municipal, juntamente com a equipe, priorize ainda mais os atendimentos e investimentos.
“A decisão de reduzir proporcional é a forma mais correta e justa, fazendo com que cada pasta com sua equipe tornem realidade a meta estabelecida”, revela. O secretário explica que, diante das medidas tomadas anteriormente, permitiu-se que os trabalhos permanecessem em igual escala e que existisse uma regularidade nos pagamentos diversos, inclusive, de fornecedores até o momento.
“Fizemos um caixa no início do ano, tomamos medidas em junho e agora é preciso priorizar ainda mais os investimentos e atendimentos para que a saúde financeira das contas públicas de São Ludgero não sejam comprometidas”, enfatiza. Ele acrescenta que em reunião conjunta com os secretários, todos entenderam a situação e estão conscientes do cenário atual e futuro.
“Reduzir no mínimo 10% é a meta mínima para todas as secretarias. É momento de novas reavaliações em relação aos atendimentos nos setores”, pontua. Rodrigo completa ressaltando que esta atitude tomada pela Administração Municipal de São Ludgero zela por aquele cidadão contribuinte que vem honrando com o cumprimento e pagamento de seus impostos. “A atual Administração Municipal segue aplicando com seriedade e responsabilidade cada centavo do dinheiro público, visando obter os melhores resultados”, ressalta.
O prefeito Volnei Weber, sobre a atitude tomada, diz que é uma ação necessária para não comprometer a gestão municipal. “Nossa administração vem tratando as coisas públicas com seriedade e a população de São Ludgero sabe dos inúmeros benefícios que até o momento foram disponibilizados. Desde janeiro deste ano, tomamos algumas decisões para manter o equilíbrio. Mas, agora, diante da instabilidade econômica, baixas sequencias da receita e a projeção futura não muito otimista, existiu a necessidade de tomarmos mais algumas medidas para que consigamos manter os atendimentos básicos à população”, explica.
Weber, neste momento de dificuldade, pede a compreensão da população. “Foi preciso tirar o pé do acelerador, priorizar ainda mais para continuarmos com o controle financeiro da prefeitura. Não é o prefeito e o vice que decidiram por isso, e sim uma situação administrativa que exige atitudes que acaba refletindo nos serviços públicos prestados à população, infelizmente. A compreensão da população neste momento delicado é fundamental e torcemos para que dias melhores cheguem e a receita municipal melhore. Não tem saída, é preciso reduzir atendimentos e investimentos”, alerta.
Um resumo do cenário
O assessor contábil Vanderlei Roberto Picinini, esclarece que a situação econômica em que se encontra o país tem refletido diretamente no retorno do FPM e ICMS (duas principais fontes de receitas dos municípios), tanto que o mês de agosto foi a pior arrecadação em cinco anos.
“Para este mês de setembro, segundo a Receita Federal do Brasil, temos exemplos de municípios que estão adotando medidas drásticas como paralização de equipamentos e serviços, demissões de pessoal e outros”, relata.
Ele completa dizendo que da forma que a Administração Municipal de São Ludgero veio conduzindo a situação, atualmente, essas medidas mais drásticas ainda não se fazem necessárias. “No caso de São Ludgero, por exemplo, o pessoal que foi contratado é porque realmente se faz necessário e seus serviços são muito importantes. Além disso, economizar e ter cautela nas compras e contratação de serviços sempre foi regra de atuação dos atuais gestores.
Diante deste período difícil de transição, o prefeito e o vice estão procurando a melhor forma de adequar o município à nova realidade da economia nacional, sem fazer com que o povo pague a conta tendo serviços e investimentos cortados por completo”, pontua.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero
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