Geral

Administração Municipal de Lauro Müller define pendências na municipalização de três escolas

Processo de transferência do estado para o município estavam incompletos há quase uma década, impedindo melhorias nas estruturas.

Divulgação

A Administração Municipal de Lauro Müller vai finalizar o processo de municipalização de três escolas, que estão pendentes desde 2010. Sem dar sequência correta nos trâmites burocráticos que transferem a gestão para o município, as escolas Professor José Heleodoro Barreto Junior, do bairro Arizona, Professora Ligia Chaves Cabral, do Itanema e Professora Emília Mamede Soares, do Distrito de Barro Branco, não poderiam receber melhorias estruturais.

A finalização do processo de municipalização das três escolas foi definido na semana passada, durante a passagem do Prefeito Valdir Fontanella e da Secretária de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella pela Secretaria de Estado da Educação. Em reunião com o Secretário Natalino Uggione, na segunda-feira passada, ficou definida a transferência de gestão das três unidades de ensino para o município, finalizando o processo que estava pendente desde o final da década passada.

No encontro, o processo de municipalização definitiva tem, em uma das cláusulas, a garantia do estado – via Secretaria de Educação – do repasse de recursos para melhorias na estrutura das três escolas. Além disso, a quadra da Escola Municipal Professora Emília Mamede Soares terá melhorias no piso, com a cobertura do espaço. O município prepara o projeto para que as obras possam ser licitadas.

Segundo o Prefeito Valdir Fontanella, o Secretário Natalino Uggione se sensibilizou com as condições dos prédios das três escolas e vai fiscalizar pessoalmente as obras. “Ele se sensibilizou e disse que a educação é tudo. Temos que ser severos com a execução dessas melhorias, teremos um projeto de primeira linha, que vai perdurar por vários anos. Nós, lauromüllenses, temos o direito e o dever de fiscalizar”, disse o prefeito.

A reunião com Uggione foi mediada pela Secretária de Educação de Lauro Müller, Heloisa Fontanella. Para ela, a municipalização definitiva das três unidades representa o avanço necessário para se conquistar as melhorias necessárias nos prédios. “Educação também começa com o ambiente escolar de qualidade. Com essas pendências próximas de finalização e o empenho do Secretário Uggione pelas melhorias, alunos, professores, profissionais e a comunidade têm muito a ganhar”, diz Heloisa.

As escolas Professor José Heleodoro Barreto Junior, do bairro Arizona e Professora Emília Mamede Soares, do Distrito de Barro Branco, estão localizadas em dois aglomerados densamente povoados. Menor em quantidade de alunos, a escola Professora Ligia Chaves Cabral, do Itanema tem importância para o bairro, pois recebe alunos das comunidades no entorno, sem necessidade de transporte para o Centro da Cidade.

A rede municipal de ensino de Lauro Müller tem cerca de 1.900 alunos, matriculados para o ensino fundamental.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Lauro Müller 

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Braço do Norte lança Ô de casa!, projeto que aproximará a população da administração municipal

Ao todo serão 10 encontros, que contemplará todos os bairros e comunidades braçonortenses.

Administração Municipal de Orleans envia projeto de aumento aos servidores para votação na Câmara

Proposta do executivo é de aumento de 5,07% e mais 20% no vale-alimentação

Tribunal de Contas realiza XVII Ciclo de Estudos amanhã em Criciúma

Administração Municipal de Lauro Müller vai triplicar capacidade de coleta de lixo, até o final do mês

Capacidade de coleta e transporte passa de sete metros cúbicos para 22 metros cúbicos, com a instalação de mais um compactador acoplado em mais um caminhão.