Política

Ademir Magagnin, prefeito de Cocal do Sul, é o novo presidente da Amrec

Prestigiado por diversas autoridades, o prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin, assumiu a presidência da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). A solenidade ocorreu nessa quarta-feira (11), no auditório da Amrec, em Criciúma. Esta é a primeira vez que o município de Cocal do Sul preside o Conselho Executivo da Amrec. “Vamos dar continuidade ao trabalho do prefeito Lei Alexandre para que a Amrec seja, de fato, a entidade que irá alavancar a economia da região carbonífera”, ressaltou Magagnin.

O novo presidente ainda reiterou a importância de os prefeitos continuarem a participar efetivamente das reuniões. “Peço que todos continuem com essa força, para que cada vez mais consigamos dar destaque para a região e resgatar o potencial da Amrec”, concluiu. O ex-presidente da associação é o prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, que fez a transmissão do cargo a Magagnin, respeitando um acordo firmado entre os prefeitos à época da eleição, realizada dia 09 de abril deste ano.

“Parabéns ao prefeito Ademir e obrigado a todos os prefeitos que me deram a honra de presidir a Amrec. Cabe a nós fazer bom uso desta associação, que desde ontem se tornou uma entidade declarada de utilidade pública”, informou Alexandre sobre a decisão da Câmara de Vereadores de Criciúma. Para ele, a Amrec é um grande instrumento que os prefeitos possuem para buscar parcerias, projetos e treinamentos. Na oportunidade, os presidentes dos colegiados da Amrec e os representantes dos consórcios de saúde e de sanidade agropecuária ainda apresentaram as principais ações desenvolvidas no decorrer do ano de 2013.  

Magagnin permanece no cargo até março de 2014

Conforme acordo firmado entre os prefeitos do PP e PSD, Magagnin deverá permanecer no cargo até o final do mês de março de 2014. Posteriormente, a presidência da Amrec será assumida por um dos prefeitos do PSD eleitos na última eleição municipal, que ocorreu em 2012. São eles: prefeito de Morro da Fumaça, Agnaldo Maccari; de Orleans, Marco Antônio Bertoncini Cascaes ou o de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves.   

O Estatuto Social da Amrec prevê um sistema de revezamento durante a gestão para o cargo de presidente e demais integrantes dos conselhos. A divisão acontece entre os municípios membros respeitando a representatividade de cada partido, ou seja, a presidência deve ser ocupada pelo prefeito filiado ao partido com maior número de prefeitos eleitos na última eleição municipal, que ocorreu em 2012.

A Amrec é formada pelos municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga, somando uma população superior a 400 mil habitantes. É uma entidade que visa à ampliação e fortalecimento da capacidade administrativa, econômica e social dos municípios

Colaboração: Diene Lemos

[soliloquy id=”50096″]