Programa de rádio ainda discutiu o papel da imprensa na cobertura da Comissão da Verdade.
A deputada e secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada De Luca, participou nesta terça-feira (22) do programa de rádio “Jornalismo em Debate” produzido por alunos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, sobre “A abertura dos arquivos da ditadura militar”.
O programa comandado pelos estudantes de jornalismo ainda debateu o papel da imprensa na cobertura da formação da Comissão da Verdade nacional, criada para apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988. “A população e a sociedade devem exigir e se manifestar para que a Comissão consiga cumprir o seu papel para o resgate da verdade histórica”, enfatiza a secretária da justiça, uma das fundadoras da Comissão de Luta pela Anistia no Brasil.
Além da deputada Ada De Luca participaram do programa, por telefone, os jornalistas Lucas Ferraz, da Folha de São Paulo, e o escritor Frei Betto. Na bancada ainda estavam presentes a jornalista Janine Koneski de Abreu e os professores do curso de jornalismo da UFSC Francisco Karan e Áureo Moraes.
“Jornalismo em Debate” foi transmitido do ao vivo, a partir das 16h, pelo site da Rádio Ponto UFSC em www.radio.ufsc.br. A secretária Ada de Luca lembrou que a juventude não conhece a história do Brasil e mídia tem que cumprir este papel de revelar a verdade histórica. “Mas é importante que o debate não fique restrito a quatro paredes. Deve ser levado para as escolas e para as comunidades. Este é o papel que deve terá universidade”, destacou Ada De Luca.
O programa é resultado de uma parceria entre o curso e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e ainda conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina.
Colaboração: Denise Lacerda
[soliloquy id=”6205″]