Política

Ada De Luca é empossada como secretária de Estado da Justiça e Cidadania

Foto: Denise Lacerda/SJC

Foto: Denise Lacerda/SJC

A deputada estadual Ada Faraco De Luca tomou posse nesta segunda-feira (9), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Florianópolis, como secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e o ex-diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Antônio Soares Lima, como secretário adjunto da pasta. 

A solenidade contou com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, secretários de Estado, representantes das polícias Civil e Militar, Tribunal de Justiça, Ministério Público, deputados estaduais e outras autoridades.

Natural de Criciúma, no Sul do Estado, deputada estadual três vezes, atualmente no terceiro mandato, presidente do PMDB Mulher de Santa Catarina, Ada está retornando à função que ocupou no primeiro mandato do governador Raimundo Colombo.

“Hoje é o dia em que reafirmo meu compromisso com a sociedade catarinense ao aceitar o honroso convite do nosso governador, Raimundo Colombo e, do nosso vice-governador, Eduardo Pinho Moreira. Pela segunda vez, deixo minhas atividades na Assembleia Legislativa e volto à secretaria de Estado da Justiça e Cidadania para dar continuidade ao notório trabalho prestado nesta pasta até os dias de hoje”, ressaltou a deputada e a secretária de Estado Ada De Luca em seu pronunciamento

Ada De Luca ainda lembrou os avanços conquistados nos sistema prisional catarinense no período de dois anos e onze meses que comandou a secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. “Alcançamos o melhor desempenho do Brasil no trato dos apenados, o que faz Santa Catarina ocupar a maior média do país no número de reeducandos que exercem atividades laborais. Em 2011, havia pouco mais de mil presos trabalhando, cerca de 8%. Hoje, são mais de 9.300, ou seja, 57%, dos apenados possuem trabalho remunerado”, destacou.

O vice-governador, que representou o governador, enalteceu o caráter e a seriedade da nova gestora. “Ada De Luca tem um perfil de coragem para enfrentar o complexo sistema prisional e socioeducativo e nunca se curvou diante das dificuldades e dos momentos difíceis”, sublinhou o vice-governador.

Pinho Moreira ainda destacou o trabalho do ex-diretor do Deap, Leandro Lima. “Ele é um homem capaz e assume agora como ajunto da pasta por merecimento do trabalho que vêm realizando há muitos anos no sistema prisional”, lembrou.

A solenidade contou com a presença do desembargador Cid José Goulart Júnior, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Nelson Schaefer Martins; o promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Onofre Agostini; representando o procurador-geral de justiça de SC, Lio Marin; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; Salete da Silva Sommariva; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Tullo Cavallazzi Filho; o desembargador do Tribunal de Justiça, João Henrique Blasi; o secretário de Segurança Pública, César Grubba.

Acompanharam também a cerimônia o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Paulo Henrique Hemm; o comandante da Polícia Militar Rodoviária, José Norberto de Souza Filho; o diretor da Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal, Bruno Schettini; e o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catariana, Artur Nitz.

Participaram ainda os diretores e gerentes da Secretaria da Justiça e Cidadania, Departamento Socioeducativo, Procon Estadual, Academia de Justiça e Cidadania, gerentes das unidades prisionais e socioeducativas; prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais lideranças.

Colaboração: Denise Lacerda/Assessoria de Imprensa SJC