Projeto visa estimular a produção poética entre os passageiros do transporte público urbano, durante o trajeto.
A Associação Criciumense de Transporte Urbano – ACTU lança o 1º concurso cultural “A poesia vai de Ônibus” em parceria com a professora e escritora, Cristiane Dias. O objetivo é incentivar a produção poética e dar visibilidade aos escritores de poesia, levando os textos selecionados as pessoas que utilizam o transporte coletivo criciumense.
As inscrições iniciam nesta terça-feira (15) e seguem até o dia 31 de outubro. Os interessados devem acessar o link do concurso, no site da ACTU, preencher a ficha de inscrição e anexar à poesia. O resultado será divulgado no mês de novembro.
Para a ACTU a realização de concursos culturais são uma forma de estímulo à escrita e à leitura. Por este motivo, desenvolve ações socioculturais desde a sua fundação, mas esta é a primeira vez que a participação direta das pessoas será essencial para o sucesso do projeto. Serão selecionados até 50 poemas e transformados em cartazes adesivos que serão fixados no interior dos ônibus por tempo indeterminado. Podem participar qualquer pessoa da região da AMREC, com idade a partir de 13 anos. Não haverá taxa de inscrição.
“Temos o objetivo de incentivar a leitura e a escrita, além de enriquecer com poesia os momentos que as pessoas passam dentro do ônibus. A população deve participar pois há muitas pessoas que escrevem, principalmente poemas, e por falta de oportunidade deixa-os escondidos em cadernos ou arquivos de computador”, conta Cristiane. “Ao participarem deste concurso, terão a oportunidade de ter seus poemas circulando pela cidade, sendo lido por milhares de pessoas que utilizam o transporte público todos os dias”, complementa.
Curta a página da ACTU no Facebook e fique por dentro das novidades do 1º concurso cultural “A poesia vai de Ônibus”.
Colaboração: Clara Fernandes / Novo Texto Comunicação