Novo decreto, com regras para fins de semana e feriados, deve ser publicado na próxima terça (27). Feriadão teve aglomerações na Praia do Rosa.
Imbituba, cidade do Sul catarinense, deve ter mais restrições para evitar festas e aglomerações durante a pandemia do coronavírus. Um novo decreto, válido para fins de semana e feriados, deve ser publicado na próxima terça-feira (27). As medidas foram discutidas em reunião entre o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a prefeitura.
No feriadão de 12 de outubro, a Praia do Rosa foi o local onde teve mais concentração de banhistas em diferentes momentos, apesar de em Santa Catarina estarem proibidas permanência na faixa de areia e realização de eventos nas regiões classificadas no mapa de risco do governo do estado como grave, o que é o caso de Imbituba. As aglomerações foram registradas tanto na faixa de areia como nas ruas.
Na reunião com o MPSC, na segunda (19), a prefeitura se comprometeu a fazer um novo decreto com medidas mais rigorosas e restritivas na cidade, válidas para os fins de semana e feriados, enquanto a situação for grave na região. Caso o município não faça o acordado, o Ministério Público pode ajuizar uma ação na Justiça contra a cidade.
Entre as determinações, na faixa de areia ficam proibidos caixas de isopor, bebidas, cadeiras, guarda-sol e caixa de som. Os ambulantes não podem mais trabalhar nas praias, mesmos os já credenciados, já que isso deve inibir a venda de bebidas alcoólicas. Nas lojas de conveniência, álcool só pode ser vendido até meia-noite.
O MP também enviou um ofício ao Comando da Polícia Militar para que, aos feriados, o policiamento seja reforçado. A fiscalização em pousadas, hotéis e casas de aluguéis deve ser intensificada.
Com informações do site G1/SC