Os policiais do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Araranguá visitaram, na última sexta-feira, 17, alguns estabelecimentos comerciais para orientar os atendentes quanto a campanha “Sinal Vermelho”.
A campanha é uma ferramenta alternativa e segura de denúncia e acolhimento, bem como de enfrentamento à violência de gênero. A proposta é engajar a sociedade para auxiliar a mulher isolada, sem acesso a celular, computador, familiares, presa em sua própria casa, para que possa denunciar, de forma silenciosa, uma situação de violência que esteja vivendo.
A vítima pode ir a uma farmácia, drogaria, supermercado, hotel ou condomínio participante da ação e apresentar um X vermelho desenhado em uma das suas mãos a um dos atendentes do local, orientado a pedir ajuda à polícia.
Destaca-se que com uma parceria firmada entre a Polícia Militar e o Poder Judiciário de Sombrio durante a pandemia do Covid-19, período em que o número de violência doméstica aumentou e os agressores possuíam maior controle das vítimas devido ao isolamento social, a campanha tomou proporção nacional e se tornou lei.