Geral

Acivale participa do 2º Fórum Anual do DEL em Itá

Evento reúne prefeitos e empresários de diversas cidades catarinenses que recebem a visita de especialista alemão que ajudou a implantar a metodologia em Essen

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Associações empresariais e prefeituras de 12 cidades catarinenses já aderiram o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e seguem as etapas de implantação. Para auxiliar e incentivar o desenvolvimento em outras cidades, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), promove o 2º Fórum Anual do DEL. O evento acontece na cidade de Itá nesta quinta (25) e sexta-feira (26) e pretende difundir os conceitos do programa de atuação em parceria entre o setor público e o privado para a realização de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável dos municípios.

Os representantes da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale), o presidente Roberto Michels, o diretor executivo Dhiego Della Giustina e o consultor da Facisc Giovane Ferreira, também participam do fórum na expectativa de obter mais informações e debater ideias sobre o programa que já está em implantação em Braço do Norte.

Por conta do Del, a Facisc traz a Santa Catarina um dos maiores experts do assunto do mundo. O alemão Ulrich Meier é um dos responsáveis pela implantação do Consenso de Essen, uma das inciativas de desenvolvimento local que teve maior sucesso em toda a Europa. O modelo de Essen é a referência que a Facisc buscou para implantar o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) no Estado.

Participam do evento os agentes promotores de mudanças nos municípios catarinenses que implantaram o DEL, como: Fraiburgo, Quilombo, Itá, Iporã do Oeste, Salto Veloso, Seara, Campos Novos, São Carlos, Braço do Norte, Taió, Cunha Porã e Curitibanos. A previsão é reunir 100 pessoas no Fórum.

A programação conta com painéis de apresentação de modelos e exemplos do que deu certo nos municípios como Fraiburgo e Itá e na Alemanha, de onde vem uma das inspirações para o Programa catarinense.

Colaboração: Lysiê Santos/Assessoria de Imprensa Acivale