Uma cena dramática se desenrolou em Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, quando um carro com duas crianças a bordo foi atingido por um trem depois de uma pane sobre a linha férrea.
Segundo relatos do Corpo de Bombeiros Voluntários da região, o incidente ocorreu no momento em que duas mulheres tentavam remover as crianças do veículo, um Citroen C3.
O impacto deixou uma menina de 12 anos com suspeita de fratura no braço, enquanto uma das mulheres sofreu escoriações pelo corpo. O acidente aconteceu por volta das 11h30 de quarta-feira.
A empresa responsável pela operação da linha férrea emitiu uma declaração enfatizando a imprudência do motorista do carro e afirmou que o local do acidente estava devidamente sinalizado.
Aqui está a nota da Ferrovia Tereza Cristina:
“A imprudência flagrada nesta quarta-feira (24) serve como um alerta para a população local: um carro colidiu com uma composição da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) em uma Passagem em Nível (PN) – um cruzamento rodoviário-ferroviário em Jaguaruna. O motorista não percebeu a aproximação do veículo ferroviário, apesar da sinalização adequada conforme a legislação.
Este incidente foi claramente resultado de imprudência do motorista, especialmente por violar o Artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera infração grave não parar antes de cruzar a linha férrea. O mesmo Código estabelece que os veículos sobre trilhos têm preferência de passagem, exigindo atenção dos condutores rodoviários, pedestres e ciclistas em cruzamentos ferroviários.
O condutor do trem acionou todos os procedimentos de segurança, incluindo sirenes e frenagem, conforme regulamentos ferroviários. A equipe de Segurança Patrimonial/Operacional comunicou as autoridades competentes. Os bombeiros prestaram os primeiros socorros às vítimas, que foram encaminhadas ao Hospital de Jaguaruna com ferimentos leves.”