Cultura

Acervo da Biblioteca Municipal Huberto Rohden ultrapassa os 16 mil livros

Foto: Bertoldo Kirchner Weber

Foto: Bertoldo Kirchner Weber

A Biblioteca Pública Municipal Huberto Rohden de São Ludgero ultrapassou o número de 16 mil títulos graças ao investimento feito pela Secretaria Municipal de Educação nos últimos anos, doações de pessoas da comunidade e apoio financeiro da Cegero (Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero). Com títulos atuais as pessoas ao longo dos anos estão aumentando a procura pelo acervo, especialmente, a procura pelas crianças diante das novidades. Em 2014, os empréstimos ultrapassaram o número de 4.200 livros.

Funcionando no Centro Multiuso Dimas Schlickmann, além da grande variedade de títulos atuais o ambiente é muito agradável para que os sãoludgerenses e visitantes possam fazer suas pesquisas e até leituras no local. A Diretora Célia Baschirotto Buss esclarece que os empréstimos são gratuitos e pede para que os pais incentivem e apoiem cada vez mais os filhos em relação a criarem o hábito de irem até a Biblioteca em busca de livros para leitura. “Quanto mais cedo for despertado o prazer pela leitura, melhor. Toda leitura gera aprendizado e neste processo os pais podem influenciar e muito”, revela.

Em 2013 a Secretaria Municipal de Educação realizou investimento que ultrapassou os R$ R$ 70 mil em aquisições de coleções e títulos que foram destinados para as Bibliotecas das instituições de ensino e também à Biblioteca Municipal. Neste ano de 2015, está em processo licitatório a compra de mais 2.028 títulos e deste total 344 serão destinados a Biblioteca Municipal. Além disso, as doações de livros por parte de pessoas da comunidade em geral tem aumentado nos últimos anos e contribuído para o aumento do acervo e também a procura pelos empréstimos. Um dos bons exemplos é da funcionária do Grupo Copobras, Maria Baggio, que recentemente fez uma doação de 160 títulos. Qualquer pessoa pode fazer doação de livros, independente da área, ano e número de páginas.  O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 18 horas. Mais informações pelo fone 3657 1998. Vale lembrar que cada instituição de ensino municipal possui sua Biblioteca própria com um bom acervo.

Maria Júlia gosta de ler e elogia quem faz doação à biblioteca

Maria Júlia Marcelino, 32 anos, é uma das pessoas que está lendo os livros doados por Maria Baggio. Ela garante que são maravilhosos. “Gosto de ler e ao buscar livros para leitura na Biblioteca Municipal perguntei sobre determinados títulos elogiando que eram muito bons e a atendente disse que foram doados por Maria Baggio”, conta. Maria Júlia elogia a atitude das pessoas que decidem fazer doações ao Acervo Municipal. “A atitude de doar oportunizará que outras pessoas possam ler. Muitas vezes são livros caros e que a maioria da população não tem acesso diante das condições financeiras”, completa. Para ela toda pessoa que, após ler uma ou duas vezes seus livros, decide fazer doação demonstra que não é egoísta e está pensando no próximo. “Maria e todas as outras pessoas que já doaram livros estão de parabéns”, conclui.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber