Em parceria com a Casa Silva, o evento sorteou três nomes que terão direito de compra de eletrodomésticos sem impostos.
Em alusão ao Feirão do Imposto comemorado nesse sábado em todo o país (27), diversas entidades promoveram ações contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. Nesse sábado, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) estiveram reunidos em frente à igreja matriz para divulgação da campanha com venda de chopp e eletrodomésticos sem imposto.
Em parceria com a Casa Silva, o evento sorteou três nomes que terão direito de compra de eletrodomésticos sem impostos. Os ganhadores Luiz Gonzaga Salvador, Lúcia da Silva Boeing e Anderson W. Meurer terão até o dia 31 para efetuar a compra. “Fiz um cáculo aproximado e só nesses 10 eletrodomésticos que colocamos em exposição temos mais de R$ 5 mil de impostos imbutidos. Queremos alertar a população a cobrar do governo o retorno desses tributos para setores básicos como educação, saúde e infraestrutura”, alerta o coordenador da ação no município Bruno Tenfen.
O Feirão do Imposto ocorreu em mais de 100 cidades em todo o país com o intuito de mobilizar a sociedade e conscientizar sobre a alta carga tributária. Esse ano o tema foi “Chega de Mão Grande”, com ações contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. Durante todo o mês as entidades empresariais, por meio do núcleo jovem, realizaram atividades de conscientização.
[soliloquy id="223217"]
O Feirão e seus resultados
O Projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003 em Joinville, pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (Acij), que mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) para conscientizar o quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.
A confederação, os movimentos estaduais e os parceiros na realização do evento já alcançaram importantes resultados para reduzir a carga tributária brasileira, além de conscientizar, a cada ano, uma grande parcela da população. Entre os resultados estão a Lei 12.741 (Lei da Transparência), que instituiu a discriminação dos impostos nas notas e cupons fiscais, e a Lei 12.839, que estabeleceu a retirada de impostos federais que incidem em produtos da cesta básica.
Colaboração: Lysiê Santos – Assessoria de Imprensa ACIVALE