A atividade foi proporcionada pelo Projeto “Caixas Tiradas de Tirinhas”, aprovado pelo Edital de incentivo a cultura Elisabete Anderle e que envolve os grupos teatrais Cyathus Teatro de Animação, de Nova Veneza e os Grupos Cirandela e Enluaratus, de Criciúma
As turmas de 2ª e 3ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) participaram de uma oficina de Teatro de Bonecos no campus em Orleans. A atividade foi proporcionada pelo Projeto “Caixas Tiradas de Tirinhas”, aprovado pelo Edital de incentivo a cultura Elisabete Anderle e que envolve três grupos teatrais da região sul: Cyathus Teatro de Animação, de Nova Veneza e os Grupos Cirandela e Enluaratus, de Criciúma.
A atividade faz parte da contrapartida do projeto que prevê oficinas e apresentações nos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e Orleans. Os acadêmicos construíram e manipularam um boneco, construído a partir de folhas de jornal e usando a técnica do Bunrako, além do contato com outras técnicas e com os objetos de pesquisa do projeto, que são as caixas de Lambe-Lambe.
A acadêmica Farinia Recco, da 3ª fase, disse que achou atividade maravilhosa. “Foi uma oportunidade que a gente tem para estar desenvolvendo essa parte lúdica, e que a gente precisa tanto. A gente sempre trabalho para que a gente adquira sempre mais conhecimento e o boneco proporciona muito isso. Trabalha a nosssa fantasia como adultos e das crianças”, disse a acadêmica que afirma já ver muitas possibilidades.
A oficina, que foi ministrada pelo ator-manipulador Marcelo Ciepielewski, com auxílio do jornalista Antonio Rozeng, contou ainda com a demonstração das caixas de Lambe-Lambe, que são o objeto de pesquisa dos artistas. Conforme Marcelo, o projeto prevê esse contato com o público, mas ainda está em pesquisa. “Esse contato é importante para ver o que funciona com o público para irmos desenvolvendo a dramaturigia, os objetos cenicos e o espetaculo em si”, afirma.
Já a professora da disciplina de Projeto de extensão interdisciplinar ministrada, Rosani Hobold Duarte, foi uma noite de aprendizado, criatividade, imaginação e entretenimento. “São técnicas que podem ser trabalhadas em sala de aula com crianças e adultos para o desenvolvimento de muitas habilidades. Com certeza, essa oficina servirá de ponto de partida para o desenvolvimento dos Projetos de Extensão Interdisciplinares para este semestre de 2023/2”, avaliou.
O projeto “Caixas tiradas de tirinhas” foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura na edição de 2021, e está sendo executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.