Turmas da Faculdade Satc desenvolveram uma bicicleta elétrica e um pêndulo invertido.
Quem passou pelo Parque das Nações no feriado de Santa Bárbara pode conferir atrações diferentes. Acadêmicos de Engenharia Elétrica da Faculdade Satc desenvolveram experimentos a partir dos conhecimentos teóricos e fizeram a apresentação em público no último dia 4.
O projeto interdisciplinar resultou na criação de bicicletas elétricas e de pêndulos invertidos. “É um novo método de aprendizado que estamos aplicando na Engenharia Elétrica, uma vez que agora eles têm que fazer a ligação dos conhecimentos adquiridos nas diferentes cadeiras durante o semestre”, explicou o professor Philippe Pauletti.
Foram envolvidos os alunos das turmas de 7ª e 8ª fase do curso. Na 7ª fase, o objetivo era fazer com que cada equipe construísse o pêndulo invertido, um equipamento que é capaz de equilibrar-se sozinho em duas rodas.
A 8ª fase pode trabalhar a construção de uma bicicleta elétrica. Conforme o professor, o único produto comercial qual eles poderiam comprar era uma bicicleta convencional e as baterias. “Motor Elétrico e sistema de controle deveriam ser totalmente construídos por eles. O interessante do projeto foi a capacidade e a criatividade dos alunos na concepção dos motores que foram construídos 100% por eles, a partir do zero. Totalmente com recursos próprios”, ponderou.
O projeto interdisciplinar envolveu os professores Claudio Saldias, Jaime Back, Philippe Pauletti e Franciele Peruchi. Mais de 70 alunos participaram do projeto.
Colaboração: Comunicação Satc
[soliloquy id=”161238″]