Iniciativa aproxima estudantes da realidade do Serviço Público da Saúde
A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul contará, até o final da semana, com a presença de professores, alunos e profissionais do programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc em todas as unidades e setores da saúde do município. A equipe iniciou o projeto "Escola de vivência e experiências na realidade do Sistema Único de Saúde da Região Carbonífera de SC (Viver SUS Unesc)", na última segunda-feira (23). Parceria que se estende também às cidades de Criciúma, Içara, Urussanga, Orleans e Siderópolis.
Em Cocal do Sul, o primeiro encontro ocorreu na Secretaria de Saúde. Em seguida foram visitadas as unidades de saúde dos bairros Jardim Elizabeth, Jardim Itália e Vila Nova. Um encontro também foi realizado na Câmara de Vereadores com os professores, alunos e os profissionais dos ESFs para debater a realidade da saúde no município.
As atividades em Cocal do Sul são orientadas pela professora Ivanir Prá Tomé. No município, a equipe é composta por três professores, quatro residentes e sete acadêmicos dos cursos de enfermagem, nutrição, educação física e farmácia. "Essa é uma vivência que os alunos terão com aquilo que eles aprendem em sala de aula. O objetivo é facilitar a compreensão da lógica de funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), estimular discussões, fortalecer a atenção em saúde oferecida à população e contribuir para o amadurecimento da prática multiprofissional e interdisciplinar. Essa é a inclusão do acadêmico na saúde coletiva", destaca a professora Ivanir.
Segundo a secretária de Saúde, Drª. Ana Paula Nazário o grupo visitará as seis unidades do município, conhecerão o serviço de fisioterapia, nutrição, epidemiologia e farmácia. "A equipe fará o levantamento de como está a saúde do município, vai elaborar um mapa de saúde e irá tentar ajudar as secretarias a buscar soluções em algumas questões que ainda estão pendentes. O trabalho vai desde o acolhimento dos pacientes, reconhecimento da assistência farmacêutica, atendimento domiciliar finalizando com a feira de saúde no município", ressalta.
O projeto total conta com 40 acadêmicos dos cursos de graduação da área da saúde (Odontologia, Farmácia, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina, Nutrição e Psicologia) e de Educação Física, além de 27 residentes da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva e 18 professores orientadores.
Maria Luiza Da Rolt/Imprensa Prefeitura de Cocal do Sul