Concluinte do curso de Publicidade e Propaganda, com o apoio do Empreendimento de Conclusão de Curso, já fez suas primeiras vendas
O projeto da Isabelle consiste em transformar o Instagram @soupoeisa em um negócio rentável, por meio da venda de artigos contendo poesias, como quadros decorativos. “A ideia de criar o perfil surgiu em 2019, quando eu estava trabalhando em um evento cultural aqui da região e fiz a exposição das minhas poesias nesse evento. Logo após, criei o @soupeisa para que meus poemas chegassem a mais pessoas e elas pudessem continuar acompanhando meu trabalho”, detalha.
Dentro do Projeto Final de Curso (PFC), o aluno da UniSatc tem duas opções. Ou faz o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou o Empreendimento de Conclusão de Curso. Para dar mais suporte e auxiliar os estudantes nessa fase do Empreendimento, eles contam com o apoio de mentores. Conforme a estudante, a metodologia do ECC tem possibilitado transformar essa ideia em negócio.
“Nós seguimos diversos passos que incluem muita pesquisa, testes e preparação. A disciplina também proporciona orientação de professores e mentores que já fizeram ou fazem parte da construção de negócios, o que além de me auxiliar diretamente, também me permitiu expandir minha rede de contatos”, ressalta Isabelle.
A estudante conseguiu vender seus primeiros trabalhos com o projeto ainda em fase de Mínimo Produto Viável (MVP), que segundo a professora e mentora, Vanessa Wendhausen, é quando os alunos precisam colocar o negócio em funcionamento para perceber o número de interessados e de compradores para seu produto.
“A Isa está conseguindo criar seu próprio negócio a partir de quadrinhos com poesias próprias. E isso nos mostra como o ECC é de grande importância para consolidar as mais diferentes ideias, e não apenas aquelas com base tecnológica, como a maioria dos alunos imaginam que deve ser o ECC”, reforça a mentora.
A proposta do PFC vem reforçar o que determinam as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) dos cursos de graduação. Elas defendem uma formação mais ampla aos acadêmicos, com competências empreendedoras, criativas e que promovam o relacionamento interpessoal.