As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de maio ou até o término das vagas, no valor de R$ 50,00.
A Abertura da Temporada é o grande encontro do Montanhismo de Santa Catarina, que celebra o início das atividades todos os anos, com a chegada do inverno. Siderópolis será a cidade sede do evento neste ano. Ele ocorrerá entre 1 e 3 de junho, na comunidade de São Pedro, no Instituto Felinos do Aguaí.
A abertura oficial tem início às 8 horas. Cada edição do encontro acontece em uma região diferente de Santa Catarina. O formato itinerante do evento tem como função desenvolver e divulgar setores importantes para a atividade ou que apresentam potencial para se tornarem novos destinos de escalada.
Cada setor que recebe o evento recebe trabalhos de infraestrutura, que têm início meses antes da realização. As melhorias para as rotas de escalada desenvolvem o potencial do setor e melhoram as condições de segurança da escalada. Os trabalhos nas trilhas preparam o local para o aumento da visitação decorrente das novas facilidades de acesso. O trabalho de conscientização perpetua o uso sustentável dos recursos.
As principais atividades realizadas durante o encontro são as caminhadas interpretativas guiadas por montanhistas experientes, escaladas em setores diversos, cavalgadas, cicloturismo, palestras, workshops, mutirão nas trilhas e festa de enceramento com jantar de confraternização. Participam da abertura da temporada toda comunidade local, escaladores, caminhantes e montanhistas de todo estado e de outras regiões do país, que se reúnem para trocar experiências e desfrutar das novas possibilidades de interação com o local.
As inscrições vão até dia 29 de maio ou até o término das vagas e podem ser feitas pelo site www.ticketagora.com.br no valor de R$ 50,00 que darão direito a camiseta do evento, camping, seguro ecotrip, passaporte para atividades guiadas, confraternização, no sábado à noite, com janta. Para conferir a programação do evento, basta acessar o site: www.sideropolis.sc.gov.br.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Siderópolis