A Associação Beneficente Abadeus participou neste fim de semana do TEIA Catarina, evento que reuniu os pontos de Cultura do Estado de Santa Catarina. O evento que acontece em Florianópolis, no Largo da Alfândega, teve como tema “Conexões Sustentáveis”.
O evento que retrata da diversidade cultural catarinense e que segundo a diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, foi muito positivo e de suma importância para evolução das políticas pública de desenvolvimento e incentivo a cultura para o Estado. O Teia reuniu em um só espaço mostras de artesanato, oficinas, literatura, e muito mais com estandes de pontos de cultura espalhados por todo o estado.
Além da Abadeus, o ponto de Cultura Multiplicando Talentos também esteve no evento, representando Criciúma. “Nossa luta é para manter vivos os pontos de Cultura no país inteiro, que contribuem diretamente para a preservação das culturas locais assegurando a continuidade e o desenvolvimento tanto de comunidades tradicionais como dos grupos diversos que estiveram presentes”, avaliou Shirlei.
O evento funcionou como um grande fórum, em praça pública, para debater os rumos do programa e a sustentabilidade dos projetos. Tudo embalado com muita cor, dança e música de artistas e produtores de todas as partes do estado de Santa Catarina, em um local de acesso livre no centro da capital catarinense. Além dos debates o evento ainda contou com apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições, exibições de filmes, recitais, entre outras várias atividades previstas.
Os Pontos de Cultura estão presentes em todo o Brasil, constituindo um movimento social para além da institucionalidade dos convênios, como uma comissão nacional que se organiza pela rede, em reuniões e nas TEIAS, como são chamados os encontros presencias que reúnem mostras artísticas e fóruns de debates. É neste cenário que o tema da TEIA catarinense se justifica: Conexões Sustentáveis.
Colaboração: Antonio Rozeng / Comunicação Abadeus
[soliloquy id=”107503″]