O sorriso estampado no rosto de dezenas de crianças e jovens demostrou na tarde desta segunda-feira (24), na Associação Beneficente Abadeus, a alegria em receber um presente. Como doação, um ônibus rural escolar grande e com plataforma, recebido pelo Governo do Município através do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O transporte foi dado à entidade pelas mãos do prefeito municipal, Márcio Búrigo, do deputado federal, Jorge Boeira e da secretária do Sistema de Educação de Criciúma, Olnete Regina Bez Fontana.
O prefeito Márcio lembrou que os recursos para custear o transporte são graças a cada cidadão. “Sinto-me honrado em estar participando deste momento ímpar para a Abadeus. Que este primeiro ônibus recebido pela instituição possa servir para que o processo educacional se dê de forma igualitária a todas as crianças e jovens, além de levar os projetos nascidos aqui aos mais diversos bairros”, destacou o prefeito. Já a secretária do Sistema de Educação salientou a importância desta parceria. “O nosso objetivo é contribuir para a educação. Tenho certeza de que dessa foram podemos alcançá-lo”, colocou Olnete.
O presidente da instituição, Gerço Gomes Monteiro, agradeceu ao ônibus que será um marco para a Abadeus. “É muito importante que o poder político esteja com seus olhos voltados para as instituições e ONGs do município. Principalmente aquelas que prestam serviço à vida”, pontuou Monteiro. Gerço analisou que este ônibus será uma alavanca em seus trabalhos, tendo em vista que os projetos poderão ser levados para os bairros, sobretudo, a orquestra Sinfonia de Talentos, que também se apresentou nesta tarde no local. “Precisamos trabalhar para quem é menos privilegiado. Em nossa região existem muitos que necessitam e queremos alcançá-los”, complementou.
A Prefeitura pagará 1% do valor do ônibus estipulado em R$ 473.680 mil cada. Com capacidade para 59 pessoas, ele foi comprado em convênio com o Ministério da Educação, com recursos conquistados por meio de uma emenda parlamentar protocolada pelo deputado Jorge Boeira. O deputado afirmou que há uma palavra para expressar este momento junto à instituição. “Solidariedade é a palavra que define esta entrega. Somos todos iguais, mas com oportunidades diferentes. Então, desta forma, precisamos dar um tratamento também diferente para quem precisa para chegar à igualdade”, assinalou.
Matheus Reis/Decom Prefeitura de Criciúma
[soliloquy id=”31111″]