No interior de Santa Catarina, apenas quatro jornais diários têm este comprovante
O jornal A Tribuna ingressa no oitavo ano de existência com um mais um diferencial: o veículo é o único do Sul de Santa Catarina que tem a circulação auditada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC). No interior de Santa Catarina, apenas quatro jornais diários têm este comprovante. No Brasil, 131 jornais, entre diários, semanais, mensais e anuais, têm o selo IVC.
O presidente executivo do IVC, Pedro Silva, ressalta que não se pode falar de circulação apenas de maneira especulativa. "Quando você vai ao supermercado comprar carne, o produto passa por uma balança que deve ser aferida para que se tenha certeza que se leva para casa a quantidade exata de carne que você está comprando. Com os jornais, também é assim: quem vai anunciar deve saber a circulação. No caso da carne, temos o Inmetro para aferir a balança; no dos jornais, temos o IVC para auditar a circulação", esclarece o presidente executivo do IVC.
A melhor opção
O presidente do conselho de administração do jornal A Tribuna, Anselmo Freitas, acredita que a certificação pode ajudar o veículo a conscientizar os anunciantes de que o A Tribuna é a opção mais vantajosa para investimentos. "Muitos clientes não têm a informação de que somos o jornal mais lido e estamos muito à frente do segundo colocado. Temos cerca de 2 mil exemplares a mais circulando todos os dias", frisa Freitas. "No passado, éramos o segundo colocado e não tínhamos IVC. Hoje somos o primeiro e só nós, em todo o Sul, temos o IVC para comprovar que temos uma circulação expressiva. Estamos disparados na liderança porque temos os melhores profissionais, os melhores colunistas, os melhores classificados, o melhor conteúdo e a melhor estrutura", avalia.
A diretora comercial do jornal A Tribuna, Jane Zanetta, classifica como "importantíssima" a conquista da filiação ao IVC. "Para nós, equivale a um selo ISO de qualidade. Muitas agências de outras regiões do país nos procuram para anunciar e exigem que a nossa circulação seja auditada pelo IVC. E as agências têm razões para isso. Elas querem que os investimentos em publicidade sejam bem direcionados", explica Jane.
A auxiliar administrativa do veículo, Cristine Rodrigues, responsável por providenciar toda a documentação que garantiu a filiação do A Tribuna ao IVC, explica que é necessário informar inúmeros detalhes. "Eles pediram todos os dados referentes aos nossos assinantes e a nossa circulação nos últimos 12 meses. Deixamos toda a nossa base de dados à disposição do IVC", revela Cristine.
Sete anos de serviços prestados à região
Aniversário costuma ser uma data em que se lembra dos anos que passaram. O jornal A Tribuna faz diferente: a cada dia que passa, mais o veículo evolui e mira o futuro. O desenvolvimento das regiões mais prósperas do planeta teve participação importante de uma imprensa forte e atuante. É esse o papel que o A Tribuna quer exercer no Sul de Santa Catarina.
O veículo é protagonista de uma re-volução na comunicação social na região. Atingindo um público cada vez maior com um jornal, um portal de notícias, uma emissora de TV e uma de rádio, o A Tribuna começa a trabalhar o potencial que tem para fazer história no jornalismo local, comprometendo-se com a verdade e o desenvolvimento regional.
Liderança construída sobre credibilidade
Na avaliação do presidente do conselho de administração do grupo, Anselmo Freitas, o sucesso conquistado até agora do jornal é fruto dos princípios que o norteia."Não temos nenhum compromisso com grupos políticos. Nunca estamos defendendo interesse algum, a não ser os da sociedade. Isso nos dá credibilidade e é fundamental para cumprirmos o nosso papel", afirma, lembrando que, durante as eleições, a confiabilidade do jornal foi um dos fatores que levaram a juíza Débora Driwin Rieger Zanini a dar parecer favorável a uma pesquisa questionada judicialmente.
Para a editora-chefe do jornal A Tribuna, Andresa Piva, o compromisso com a verdade e a ética são as duas principais ferramentas que norteiam a equipe de profissionais de redação. "Todos, sem exceção, desde diagramadores até os jornalistas, estão sempre se atualizando e se qualificando para aprimorar o nosso produto final. A equipe vive atenta aos principais fatos do dia a dia e os mais relevantes sempre estão estampados nas páginas do jornal número 1, o preferido da sociedade", comenta Andresa. Ela ressalta que o A Tribuna é um dos poucos veículos do estado que dispõe de um portal de notícias atualizado em tempo real, o que faz com que seja sempre o primeiro jornal a dar a notícia.
Pioneirismo e presença
Atualmente, o A Tribuna é o jornal mais lido do Sul de Santa Catarina, de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC). Além disso, a circulação do jornal é auditada pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC). A Tribuna é o único jornal do Sul de Santa Catarina a ter este selo. Em todo o estado, além das publicações do Grupo RBS, sediado em Florianópolis, apenas o A Tribuna e o jornal Folha do Oeste, de São Miguel do Oeste, contam com a certificação. Também é o único todo colorido da região e o jornal que mais está presente nos melhores eventos, trazendo a cobertura completa, seja ela no meio esportivo, de entretenimento ou de negócios.
Dia de receber quem faz parte da história
Para comemorar o aniversário do jornal A Tribuna, durante todo o dia de hoje, as portas do veículo estarão abertas para leitores, assinantes, anunciantes, parceiros e agências de publicidade. Para os anunciantes e as agências, o ponto alto será às 15h30min, com o anúncio oficial da certificação IVC e o corte do bolo, na sede do jornal, no Edifício Bellagio, na Rua Desembargador Pedro Silva.
A Tribuba