Formada a partir de uma depressão tropical no Mar do Caribe oriental, Alpha foi uma grande e intensa tempestade tropical que atingiu países da área do Caribe em 2005. Seus ventos sustentados chegaram a 85 km/h, mas não atingiu o status de furacão.
Entretanto, causou muitos danos e prejuízos por onde passou. O primeiro país a registrar a presença da tempestade foi a República Dominicana, que foi afetada pela enorme quantidade de chuvas trazidas pela tempestade, causando inundações e deslizamentos de terra. A tempestade também trouxe prejuízos para o Haiti, um lugar já vulnerável a eventos desse tipo. No Haiti, muitas estradas foram bloqueadas, pontes destruídas, residências e edifícios danificados, resultando na morte de 17 pessoas devido às inundações e deslizamentos de terra.
Após agravar ainda mais a economia na região e causar um transtorno generalizado, a tempestade foi se enfraquecendo conforme se movia terra adentro, até se dissipar por completo em 24 de outubro de 2005. Foi a 23ª tempestade registrada na temporada de furacões do Atlântico de 2005 e ficou conhecida por sua nomenclatura utilizar letras do alfabeto grego.
Fonte consultada:
https://pt.wikipedia.org