O nascimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) remonta ao ano de 1917, quando os bolcheviques, um grupo que apoiava a revolução socialista na Rússia, liderados pelo revolucionário comunista Vladimir Lenin, alcançaram o poder no país. Entretanto, a União Soviética só foi oficialmente instalada em 1922 através da assinatura do Tratado da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Com o final da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria em 1947, a União Soviética começou a crescer rapidamente, alcançando um poder equivalente ao dos Estados Unidos. O bloco soviético começou a ganhar um território gigantesco pelo planeta e disputava com os Estados Unidos quem detinha mais poder e influência no mundo. As estimativas diziam que até a década de 1970, a União Soviética cresceria tanto economicamente que o padrão de vida por lá seria melhor que nos Estados Unidos, fazendo o capitalismo ser extinto.
Entretanto, devido a algumas mudanças e implantações de Mikhail Gorbachev, líder da União Soviética nos anos 1980, como a abertura política e a reestruturação econômica, iniciaram-se movimentos separatistas em diversos países. No ano de 1989, ocorreram diversas revoluções em muitos países da União, com pensamentos em prol de uma democracia liberal e contra os governos marxista-leninistas.
Em agosto de 1991, ocorreu um golpe de estado liderado por grupos do Partido Comunista, que tinha por propósito restaurar o controle rígido no bloco. O golpe derrubou o líder Gorbachev por três dias, até que a população fez com que ele reassumisse o controle, resultando no banimento do Partido Comunista da Rússia. Em 8 de dezembro, foi assinado o Tratado de Belavezha, que estabelecia a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), dando autonomia para as repúblicas soviéticas se separarem do bloco. Com o golpe e os movimentos separatistas, o poder do bloco foi muito enfraquecido, levando o líder Gorbachev a renunciar em 25 de dezembro de 1991. No dia seguinte, em 26 de dezembro, a União Soviética foi oficialmente extinta.
Com isso, encerrou-se por completo também a Guerra Fria e deu-se início a uma nova era no mundo contemporâneo, pois as ex-repúblicas soviéticas tiveram de se reestruturar economicamente, iniciando um novo capítulo em suas histórias.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Dissolução da União Soviética. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Dissolução_da_União_Soviética. Acesso em 26 dez. 2024.