Geral

A primeira gata a ser lançada no espaço

Foto – Divulgação

Missões com o propósito de estudar e desbravar o espaço são frequentes desde o começo da década de 1950. Com o término da Segunda Guerra Mundial, iniciou-se a chamada “Guerra Fria”, um conflito não armado entre os Estados Unidos e a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que se estendeu até 1991. Consistia em uma guerra com o intuito de demonstrar poder em muitos setores, tais como balístico, econômico e até mesmo em descobertas no meio espacial. Entretanto, essa missão que vamos abordar desta vez não fez parte de programas espaciais estadunidenses ou soviéticos, e sim franceses.

No dia 18 de outubro de 1963, há exatamente 61 anos, foi lançada ao espaço uma cápsula contendo não um ser humano, mas sim uma gata. Félicette, esse era o nome da gata que foi enviada ao espaço. Ela foi a escolhida entre tantos outros gatos selecionados pelos responsáveis da missão, pois foi a que demonstrou ser mais eficiente para a missão após um rigoroso treinamento.

Félicette foi lançada dentro de uma cápsula que tinha aproximadamente 175 centímetros de altura, para realizar um voo sub-orbital. Durante o voo, os cientistas da missão monitoraram constantemente as atividades neurológicas da gata através de equipamentos instalados em partes do seu corpo. Cerca de 13 minutos depois, decidiram encerrar o voo e trazê-la de volta à Terra. A cápsula havia sido projetada para garantir a segurança da gata ao reentrar na atmosfera terrestre.

Ela chegou à Terra sã e salva, porém, logo depois foi sacrificada para que seu corpo passasse por autópsia. Isso era necessário para que os cientistas estudassem como o corpo de seres vivos reagiria no espaço, contribuindo para que, posteriormente, as experiências fossem feitas até com seres humanos. Embora essa missão tenha contribuído muito para o avanço da ciência espacial, vale destacar que também é muito criticada até os dias atuais e relembra memórias tristes pelo fato de muitos animais terem sido usados como objetos de testes espaciais.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://greenme.com.br

https://zmescience.com

 

Notícias Relacionadas

Festa das Luzes: Colégio Satc prepara alunos do Infantil para o Ensino Fundamental

Matrículas para 2025 já estão abertas e podem ser realizadas de forma presencial ou online

Tucuruí: O Coração Energético da Região Norte

Bactéria em bica interrompe consumo de água em localidade de Braço do Norte

Após uma coleta, a equipe da Vigilância Sanitária de Braço do Norte identificou a presença da Escherichia coli em um ponto do bairro Uruguaia

Venda de frigobar causa prejuízo de R$ 500 para jovem em Urussanga

Vítima foi orientada a reunir provas contra o golpista