Em 1808, ocorreu um evento marcante na história do Brasil que impressionou o povo da época: a transferência da família real e de toda a corte portuguesa para o país. Vamos entender o motivo dessa atitude a seguir.
Podemos dizer que essa transferência foi motivada pela Revolução Francesa e pela ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder na França. Mantendo uma rivalidade com a Inglaterra, Napoleão deu início ao ‘bloqueio continental’, que consistia no fechamento de portos e, assim, no corte de relações comerciais com a Inglaterra por muitos países, incluindo Portugal. Porém, os portugueses e ingleses mantinham uma boa relação há muitos séculos e não acataram a ordem de Napoleão, causando indignação no mesmo, que ordenou que suas tropas invadissem o território português em 24 de novembro de 1807. D. João, então príncipe regente do trono português, comunicou que as tropas de Napoleão chegariam a Portugal em mais ou menos quatro dias, iniciando o processo de transferência de sua família para o Brasil, para ficarem fora do alcance de Napoleão.
Entre os dias 25 e 27 de novembro de 1807, ocorreram os embarques com destino ao Brasil. Entre 10.000 e 15.000 pessoas que, de alguma forma, desempenhavam algum papel no governo português foram transferidas de imediato ao país, sendo escoltadas por embarcações inglesas. A viagem até o Brasil foi repleta de desafios, pois o alto número de pessoas fazia com que os suprimentos de água e comida fossem escassos, bem como não havia espaço suficiente para todos dormirem. Além disso, houve problemas de higiene e a ocorrência de um surto de piolho, o que fez com que as mulheres raspassem seus cabelos.
Depois de quase dois meses em alto mar, as naus portuguesas começaram a atracar no litoral brasileiro. A embarcação em que D. João VI estava chegou a Salvador, Bahia, no dia 22 de janeiro de 1808, sendo recebida com festas e alegria pelo povo, que tomou como primeira medida a abertura dos portos às nações amigas. Depois de alguns dias em Salvador, o príncipe regente então foi para o Rio de Janeiro, iniciando o processo de transformação do Brasil na sede do império português.
Fontes consultadas:
BEZERRA, Juliana. A Vinda da Família Real para o Brasil. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/a-vinda-da-familia-real-para-o-brasil/. Acesso em: 29 nov. 2024
SILVA, Daniel Neves. “Vinda da família real para o Brasil”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/corte-portuguesa.htm. Acesso em 29 de novembro de 2024.